Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

João e o Cio Barométrico




A cobra apareceu com a casa cheia de menino. Sem saber se era venenosa ou não, João levantou-a com um pau, caminhou 300 metros na noite chuvosa, e soltou na mata. Ao retornar, tinham mais duas da mesma especie, no mesmo lugar. Repetiu a operação de realocação.






João é vizinho em Serra Grande. Mandou-me as fotos para saber do veneno e dos riscos, e também preocupado por ter "separado a família".

Senti em seu relato o cheiro da oportunidade. A aventura do João vale mais que qualquer compendio acadêmico sobre reprodução de Lachesis.

Os fatos se deram numa noite chuvosa do dia 16 de outubro de 2012. Essa era a situação local,
observe ali na área de afunilamento do Sul da Bahia, trecho Ilhéus-Itacaré (e casa do João), fortes frentes frias - manchas verdes - em atividade.





Observe agora essa geladeira velha abaixo, imagem gentilmente cedida por Dean Ripa ...





























É a câmara fria do Dallas Zoo, onde em 1987, Boyer e colaboradores reproduziram surucucus (amazônicas) em cativeiro pela primeira vez, no mundo. Cio induzido: baixar temperatura, aumentar umidade. Como na entrada de uma frente fria. Na década de 90 Ripa reproduziu pela primeira vez os animais da America Central, com os mesmos métodos.

Faltava o animal da Mata Atlântica, e em 2007 foi a vez do Núcleo Serra Grande entrar para a historia do gênero, graças a uma especial atenção à meteorologia:

http://www.lachesisbrasil.com.br/download/BulChicagoHerpSoc_Vol42Num3pp41-43%282007%29.pdf


Observe que na base da primeira pagina do artigo acima eu já falava da influencia de fenômenos barométricos no cio de Lachesis. E a aventura de João só vem me confirmar tudo isso... As cobras não venenosas que ele encontrou em casa são Corallus hortulanus em tipico comportamento reprodutivo. Muito provavelmente dois machos, na trilha química de uma fêmea que despejou ferormônio no ambiente, por influencia de alterações súbitas de temperatura e umidade, entrada de frente fria. Cio barométrico.






João então não 'separou uma família', no pior cenário evitou que nova família fosse constituída, mas pode dormir tranquilo por ter quebrado o ciclo atávico do abate.

Confira também ultimo paragrafo da primeira coluna da pagina 161:

http://www.lachesisbrasil.com.br/download/BulChicagoHerpSoc_Vol43Num10pp157-164%282008%29.pdf



Lachesis e Graviola



Tem um vídeo alemão que mostra nosso trabalho em Serra Grande, em 2004-2005 http://www.lachesisbrasil.com.br/documentario.html  e nele aparece o amigo Lindoval fazendo e ingerindo o 'chá de sumo da graviola', Anona muricata, que é para onde correm os nativos da região cacaueira quando picados por Lachesis.

Já me perguntaram muitas vezes se acredito no chá, e a resposta é a mesma: acredito, desde que tomado a caminho do hospital, onde será administrado o soro.

Certa vez o Velho Oscar nos disse que a graviola 'era para dar tempo do infeliz chegar vivo ao hospital', coisa que costumava não acontecer, em épocas de socorro a saveiro de pena, em Nilo Peçanha, Bahia. A partir deste relato, percebi que no meu preconceito eu só pensava em neutralização de peçonha, algo inviável, ainda mais por via oral, de lenta absorção. Mas não era essa a questão: não se buscava neutralizar nada, mas melhorar o prognostico.

Alguma propriedade anti emética ? Alguma propriedade vasoativa ? O chá diminuiria vomito ? Ajudaria na queda de pressão ?

AS CONCLUSÕES FINAIS ESTÃO NO TRABALHO CITADO, PARA QUE NÃO TEM ACESSO COMPARTILHO OBSERVAÇÕES PRELIMINARES E PARCIAIS:

As alterações mais relevantes em animais injetados com a peçonha foram as relacionadas com ação miotóxica, resposta inflamatória, função renal e função hepática promovidas pelo envenenamento laquético, e evidenciadas pelas determinações de CK, Albumina, Uréia e TGO, respectivamente

Os tratamentos tanto com suco como com extrato da folhas de graviola não demonstraram efeitos significativos sobre a pressão arterial e TP

Quanto aos efeitos benéficos dos tratamentos, pode-se ressaltar:

- Tanto o tratamento com suco, como com extrato das folhas de graviola mostram uma recuperação mais acentuada no quadro miotóxico, diminuindo significativamente as concentrações de CK em VB+S T24h e VB+F T24h, quando comparado ao envenenamento sem tratamento

- O tratamento com Suco de graviola promoveu efeito protetor miotóxico nas primeiras horas de envenenamento (VB+S T1h e VB+S T6h)

- O tratamento com Suco de graviola promoveu discreto diminuição de TTPA na primeira hora após o envenenamento (VB+S T1h), favorecendo a coagulação sanguínea, enquanto que o envenenamento sem tratamento favorece a incoagulabilidade do sangue. O tratamento com Extrato das folhas promoveu
redução não significativa de TTPA na primeira hora após o envenenamento, sugerindo efeito benéfico também do extrato das folhas de graviola

- Os grupos tratados com Suco e com Extrato das folhas de graviola apresentaram TP próximos aos Controles quando comparados com o grupo sem tratamento, sugerindo efeito benéfico dos tratamentos sobre a coagulação sanguínea

- O tratamento com Extrato das Folhas de graviola ajudou no controle glicemico na primeira hora após o envenenamento. (VB+F T1h)

- O tratamento com Extrato das Folhas de graviola contribuiu com a excreção de Uréia quando comparado ao grupo sem tratamento, 6h após o envenenamento (VB+F T6h), sugerindo uma melhora na função renal nesta etapa do envenenamento

- O tratamento com Suco contribuiu com a manutenção das concentrações de albumina e proteínas totais, na primeira hora após o envenenamento (VB+S T1h), sugerindo possível efeito protetor/ anti-inflamatório do suco .

Os tratamentos também apresentaram efeitos indesejáveis, como:

- Tanto o tratamento com Suco, como com Extrato de Folhas de graviola agravaram o quadro hemolítico, demonstrado pela diminuição dos níveis de hematócrito, concentração de hemoglobina total e redução do número de eritrócitos 24h após a injeção da peçonha, quando comparados ao grupo sem tratamento

- Tratamento com Extrato das Folhas de graviola mostrou diminuição significativa tanto da albumina quanto das proteínas totais após a primeira hora de envenenamento (VB+F T6h e VB+F T24h), sugerindo agravamento do quadro inflamatório e possivelmente potencializando a resposta de fase aguda frente ao
envenenamento

- Tanto o tratamento com Suco, como com Extrato de Folhas de graviola sugerem agravamento da injuria hepática, baseado no aumento significativo de TGO nos grupos tratados em relação ao grupo não tratado.