Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

domingo, 30 de dezembro de 2012

Crise e Oportunidade



Esta postagem é dedicada aos pequenos criadores que como eu, foram vitimados pela irracionalidade no preço da ração para animais de laboratório.

Este texto só pôde ser escrito após 3 meses de observações no biotério do NSG. Perguntas básicas tinham que ser respondidas: a taxa de fecundidade diminuiu ? adultos canibalizaram anormalmente suas ninhadas (em busca de proteína) ? houve perda de pelo, queda do estado geral (vitalidade) ou diarreia ou constipação no período ? A resposta a todos os quesitos foi não.

Os ratos no NSG, wistar, suiço e Balbick C 47, milhares deles, nunca estiveram tão bem.

Passamos a fabricar nossa própria ração ao entrarmos em colapso financeiro. Presenciei a Labina da Purina pular de 47, para quase 70 reais o saco (20 Kg), para na sequencia sumir do mercado Ilhéus - Itabuna, abrindo espaço para uma concorrente que já chegou a nós por 115 reais, por saco de 20 kg. Uso 10 sacos por mês, no mínimo. Clique sobre a imagem do orçamento, abaixo.





Quando se lê a composição básica da ração (acima), o efeito é intimidador, imagina-se que jamais seremos capazes de alimentar corretamente nossos ratos. E mais, peletizadoras - maquinário de produção de ração - custam em media 30 mil, enquanto maquinas de quebrar osso quase isso (osso bovino em pó é cálcio, parte fundamental de nossa formula). Ou seja, para nós os pequenos, fabricar ração parecia algo distante, inviável. Mas conheço bem os ratos do mato, imbatíveis em energia sem alimentar-se de nada tão 'sofisticado' quanto a formula do orçamento acima, e segui então o caminho do meio: proteína da soja, carboidratos do milho e da mandioca, cálcio da farinha de osso, gordura do coco, ferro da folha de aipim, vitaminas do Glicopan Pet e semente de girassol, alguns extras como torta de algodão, linhaça e pó de cacau (refugo da torrefação da AMMA), cana-brava triturada (digestibilidade), elementos que após muita tentativa e erro, transformaram-se num produto final aprovado por nossos bichinhos.




Quanto aos ingredientes supra citados, tudo é moído por etapas num liquidificador industrial de 25 litros, com água da nossa nascente como liga.

As proporções garantem o sucesso nutricional: proteína da soja 30%, cálcio da farinha de osso 20%, carboidratos do milho e mandioca 20%, gordura do coco 10%, semente de girassol e seus sais minerais 10%, Glucopan Pet 3 colheres de sopa (vitaminas), e o restante em medidas de 200 ml para cada item.

A titulo de curiosidade, avalie a riqueza de um dos nosso ingredientes principais, a semente de girassol. Em 100 gramas desta semente temos 5% de água, 571,43 calorias, 21,42 g proteínas, 50 g de gorduras, 5,43 g de acido graxo saturado, 9,64 g de acido graxo monoinsaturado, 33,21 g de acido graxo poli-insaturado, zero de colesterol, 17,86 g de carboidratos, 117,86 mg de cálcio  714,29 mg de fosforo, 6,79 mg de ferro, 696,43 mg de potássio, 3,57 mg de sódio  Vitamina A (UI) 35,71, Vitamina A (Retinol equivalente) 3, 57 UI, Tiamina 2,32 mg, Riboflavina 0,25 mg, Niacina 4,64 mg,  e traços de Acido Ascórbico.

Acompanhe o simples processo da fabricação da 'ração NSG' logo abaixo, que em matéria prima tem custo médio de 300 reais a cada dois meses.

O processamento é higiênico, e ocorre neste galpão construído no Núcleo Serra Grande, com madeira de forro...






... onde Claudio inicia trituração dos ingredientes...







... a farinha resultante é compactada em formas destas de gelo, e levada ao forno rapidamente, o que dá consistência aos blocos ....






E foi assim que, quebrados, transformamos a crise em oportunidade de libertação de cartéis.




quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

do "Lanterna dos Afogados"




Uma sereia socorre um afogado. Sobre a cena do resgate incide uma luz branca, vinda do céu.





Falando do Projeto Lachesis e do Núcleo Serra Grande em 2012, reconheço essa mesma luz vinda do céu nas pessoas de Dener Giovanini, Diego Badaró, Rui Rocha, Victor Cantarelli, Nilza Silva Barbosa e meu filhinho Luca: "você se esforça muito papai, vai dar tudo certo..."

Final de ano é propicio a drama, 'quando tá escuro, e ninguém te ouve...' Não estou nessa, mas tem gente que sabe que o verso dos Paralamas se aplica sim a muitos momentos recentes do NSG, porque estiveram comigo 'quando tudo era ausência': http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2012/07/quando-tudo-era-ausencia-esperei.html

Sobrevivemos a mais um ano, é hora de agradecer.