Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Livro Aberto



Desci do avião ontem às 17:30 hs, de Serra Grande direto para um plantão de cirurgia. Só agora, exausto, me dei conta da intensidade dos últimos dias.

Calma relativa no Núcleo. A agitação do Mapiguarí contrastava com a leveza da onça-rosa ...





Alheio às emoções gerais, seguia em meu trabalho meticuloso, delicado, sem margem para erros ...




Imobilizar com uma mão, contando com o Bushamp na retaguarda, e fotografar cientificamente com a outra mão. Não sem antes uma pequena maquiagem: a vasilha verde contem água, que com o pincel amarelo aplico sobre o dorso da cabeça das Lachesis, realçando o desenho na cabeça do animal.

Entenda o Bushamp http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/06/o-bushamp.html

Nada marca surucucus, senão o 'arabesco de cabeça'. Um microchip pode ser extraído de animal morto e inserido num recém retirado da natureza. Já o arabesco, esse é 'impressão digital' única e permanente no bicho.

No NSG cruzamos chip com registro do arabesco, para que as autoridades tenham uma marcação à prova de fraude, e para que eu como tratador, tenha referencias práticas fundamentais: quem comeu e quem não comeu, quem está com muda aderida, quem oferece mais risco na lida, e etc.

Dois exemplos de registro padrão NSG, abaixo ...




                      Uma fêmea sub adulta com chip 9247 apresenta o seguinte arabesco de cabeça




Enquanto o macho sub adulto de chip 9279, com o arabesco de cabeça registrado acima, recebeu a marcação 'três estrelas' por ser o animal mais perigoso de todo o plantel. Eu diria que 'uma em cem' surucucus faz justiça ao verbete Tupy Gurani 'su-ú-u', ou 'bote bote bote', ou 'aquela que dá botes repetitivos' (Silveira Bueno). Este animal é uma dessas Lachesis. Foram três botes em sequencia rápida e movendo-se em minha direção, ao mero posicionamento para a lida e antes de tocar-lhe.

A coleção cientifica NSG também passou por revisão ...




A correta destinação de um animal morto pode ser a diferença entre uma suspeita de tráfico, ou um estreitamento dos laços de confiança entre criador x autoridades ambientais.

Agora descanso, à noite tem mais sangue, mais violência, mais cirurgia ... saudades da agitação do Mapiguarí* ...


*criação de Naco Sales, meu amigo Telepata