Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

'Nada de novo sob o sol'




O Eclesiastes, um dos poucos livros que escaparam da fogueira da minha Santa Inquisição pessoal. Tenho edição antiga, que pertenceu a meu pai, repleta de frases sublinhadas e pontos de exclamação à lápis em trechos que lhe chamaram a atenção - e que também me tocam de forma especial - indicando que ao contrário do que supunha, foram provavelmente nossas semelhanças que nos afastaram em vida.

'Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga sob o sol ?' (1,3). Segundo o texto, em sendo viver intensamente o momento presente a verdadeira realização humana, e em sendo essa vida no 'aqui e agora' necessariamente bancada pelo próprio trabalho, em tempos de exploração quase escravista do homem pelo homem, ocorre que a vida passa sem proveito.

O Eclesiastes, talvez do século III A.C, é então atualíssima critica social a um sistema que rouba vidas. Ironiza e desconstrói dinheiro, poder, status, o próprio trabalho, a produção cientifica, como se tudo isso fosse fruto de roubo. No sistema, alguém sempre banca com sua vida a expansão do outro.

Assim, antes de pavonear-se, o 'bem sucedido' deveria estar ciente de que 'não há nada de novo sob o sol' e que tudo em volta não passa de 'vaidade', e que o juízo 'chegará a tudo o que seja encoberto, quer seja bom, quer seja mau' (12:13-14). Abaixo Salomão, improvável autor do texto.




Contrariando o Eclesiastes, encontrei 'algo de novo sob o sol': uma provável Nobel sem vaidades. Em 26 de janeiro de 2006 escrevi diretamente a Polly Matzinger - diziam para eu não fazê-lo, pelo tamanho acadêmico da pessoa - buscando ajuda para entender porque a necrose progride em alguns casos envolvendo animais peçonhentos, mesmo com soroterapia especifica adequada e na ausência de infecção.

Ela me respondeu rapidamente, dizendo que não era hora de procuramos por respostas, mas por uma boa pergunta para testar no laboratório. Me tratou como a um igual seu que não sou. A conversa durou anos e desaguou num convite para trabalhar a ideia nos Estados Unidos. Não fui, não sei viver longe de meus filhos, mas foi amor à primeira 'vista'.

Polly vem balançando o mundo da Imunologia dizendo que tudo aquilo que aprendemos na escola de medicina, sobre 'self e non-self ' deixa a desejar. Segundo ela, o sistema imunológico não se preocupa com aquilo que nos é ou não inato, mas com o que nos causa dano. A essa sua revolucionaria teoria dá-se o nome de Danger Model, e seu arcabouço teórico foi publicado na Science de 12 de abril de 2002, volume 296 n° 2255 paginas 301-305.

Talvez mais interessante que a vanguarda na ciência de ponta seja a trajetória pessoal dessa mulher, considerada na juventude 'fracasso certo na vida' pelo grupo mais próximo: interesses demais e nenhum interesse objetivo, abertura demais, falta de foco em demasia. Candidata a ser engolida pelo abismo das possibilidades. É o que pensavam.

Abandonou a universidade, dedicou-se ao jazz (piano) e ao treinamento de cães problemáticos, foi coelhinha da Playboy e optou por ser garçonete (1972) como forma de bancar com mais liberdade seus múltiplos interesses. Nesse seu oficio, atenta às conversas de um grupo de clientes habituais da Universidade da Califórnia (at Davis), dirigiu-lhes perguntas que não passaram desapercebidas ao experiente professor Robert Schwab, que a convenceu de que a ciência abrigaria sua inquietação, e assim, entre 74 e 79 a garçonete gostosa chegou ao Ph.D, e vem desde então fazendo o grand monde médico repensar suas certezas, sem desprezar brazucas confusos. Abaixo Polly nos dias de hoje, e entre amigos ...




Voltei a Polly recentemente, com mais 'algo de novo sob o sol': há no veneno da surucucu uma proteína (LMVp) com propriedades imunossupressoras.

Dra. Denise Tambourgi (Imunologia, Butantã) clonou essa proteína (em Lr23 e Lr100) e me disse hoje (30/12/2014) que ela 'não é toxica', mas impediu que alguns cavalos produtores dos anticorpos que fazem o soro que atende aos acidentados, reconhecessem o veneno de Lachesis em sua circulação como algo que lhes causaria dano (!!!), não formando anticorpos. É das mais traiçoeiras (e porque não sutis) ações de veneno de que tenho noticia.

O insight pioneiro dessa atividade deu-se em 2001, através do aluno de farmacologia da UNICAMP, Marco Antonio Stéfan.

Retorno ao tema, surgindo algo novo sob o sol.


 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O 15




“Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra das mesma cruz”

('O Quinze', Raquel de Queiroz)

Lembro-me de voar baixo em meu carro conduzindo dois irmãos de uma cidadezinha do interior para a maior Emergência de Minas Gerais. Ambos haviam comido a 'mandioca-brava' que matou Josias. Um viveu, outro morreu. Olho para meus filhos e sei que nada nunca me faltou.




No meu Quinze (15/12/2014) inesquecível, os burocratas continuaram sem pressa, enquanto o cheque da pensão voltou sem fundos, o cartão foi clonado, e as chuvas derrubaram parte do muro do Núcleo Serra Grande, entre vários outros prejuízos.





Confira o dilúvio: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1564856-fortes-chuvas-isolam-praias-do-sul-da-bahia-2000-estao-desalojados.shtml

Quem puder ajudar ... http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2014/09/vaquinha-sos-nsg-fund-raising-e-obrigado.html


Em 'Beleza Americana', Ricky Fitts divide com Jane o momento em que entendeu a 'força benévola' na vida ... (abaixo, legendado)




"Essa vida toda por traz das coisas ... essa força benevolente lembrando não haver razão para se ter medo ... nunca ... preciso me lembrar ..."






.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sobre Mutantes




Manfredo do Carmo, 'doce príncipe alagoano' e mestre do IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, explicava que existiam sim aqueles alunos brilhantes, 'fora da curva', precocemente completos, mas que nessa 'nata da nata', muito raramente, também surgiam indivíduos que 'pensavam aos saltos' e sempre na fronteira do novo, 'os Mutantes', segundo o professor.




Rio de Janeiro hoje, numa feira dessas de rua, comercio de bichos à luz do sol e sob a mais descarada omissão da Policia Militar e Ibama. Há conluios insuspeitos nessa afronta à legislação, trata-se de um comercio que só movimenta menos dinheiro que os tráficos de drogas e de armas. Ao peitar este esquema de 1995 a 1999, nosso Mutante sofreu atentados e ameaças de morte, mas viveu para contar.

Contar por exemplo, sem meias palavras, que Marina Silva não era confiável e que iria trair, e isso quando ela tinha 52% das intenções de voto para presidente (2014). Oposto diametral do oportunismo, do alinhamento, da busca pela 'boquinha' na teta do Estado, essa norma nacional. 

Na longa carreira de jornalista, nenhum processo, a verdade como escudo. Mutante pelo destemor, pela integridade, pela autonomia.






De co-fundador do Partido Verde (Rio, 1986), aos 18 anos, à cobertura da Rio Eco 92, mesclou comunicação e politica pela causa ambiental e foi além, promovendo uma costura estratégica entre a Policia Federal, Ibama e sua ONG Mata Viva (1995), que deu vida em 1999 à Rede Nacional de Combate ao Trafico de Animais Silvestres.

Como João do Santo Cristo o Mutante não tinha medo e também foi para Brasilia (2000), de onde com um pouco mais de segurança pessoal, acirrou o bom combate e fez Historia.

Por um conjunto de ações em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, entre 2000 e 2003, recebe das mãos de Secretario Geral da ONU, Kofi Annan, o Premio Unep - Sasakawa, a mais importante condecoração ambiental do planeta, e após este reconhecimento internacional, recebe também a Medalha do Congresso Nacional, o Premio Verde das Américas e o Premio Visionaris da UBS.






Nosso Mutante é reconhecido internacionalmente como 'Empreendedor Social Notável' pelas três maiores organizações de empreendedorismo social do mundo: Ashoka, Fundación Avina e Schwab Foundation.

Suas estratégias também inspiraram um Case Study da Universidade de Harvard (2006): http://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/itgg.2006.1.2.25

Também em 2006, foi eleito como um dos 54 heróis ambientais do planeta pela revista COURRIER INTERNATIONAL.

Em 2007, foi eleito pelo jornal LE MONDE como um dos 100 mais importantes ambientalistas do mundo.

Em 2008 a revista NEWSWEEK o elegeu um dos 100 mais importantes 'Empreendedores Sociais do Planeta'.

Em 2009, foi eleito pela revista japonesa SOKOTOKO a 24ª pessoa mais influente do mundo na área ambiental, ficando à frente do presidente Barack Obama, 25º colocado. Nesse mesmo ano, foi convidado pelo presidente do FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, Klaus Schwab, para ser membro do Conselho Global contra o Comércio Ilegal Mundial, mantido pelo G20 e a ONU.






Dener Giovanini (ao fundo na foto abaixo) esteve no Núcleo Serra Grande a uns bons anos atrás, quando eu estava no olho do furacão, acusações de trafico e muitos outros etc desabonadores. Trabalhou a região, entrevistou gente aqui e ali, olhou no meu olho, e num insight pioneiro entendeu e acreditou naquele movimento único e espontâneo pelas ultimas surucucus da Mata Atlântica. 





In the fear and alarm
You did not desert me
My brother in arms *






*Dire Straits, 'Brothers in arms' ... 'nos momentos de medo você não me abandonou, companheiro de batalha'


Confira também outra frente de ação do Mutante:








quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Serpentes urbanas



"Bichos escrotos saem dos esgotos"

Titãs



No evento bíblico a cobra deu a maçã a Eva, no paulistano (ontem), Eva deu uma porretada na cobra.




Serpentes urbanas trouxeram uma leitora aflita ao blog:

'Ola  moro em sp e fiquei muito assustada ao me deparar com essa cobrinha na minha cozinha as 2:30 da manha quando me levantei pra tomar água, na hora não tive outro pensamento a não ser mata-la e o pior é que o bairro esta cheio delas, já encontrei duas outras na rua, e uma já entrou na sala da minha vizinha, sabe dizer se elas são venenosas? Grata. Eva'







RESPONDO: Oi Eva, precisaria de melhores imagens (detalhes cabeça/desenhos do corpo) para uma classificação precisa quanto a gênero e especie, mas se o que te aflige é saber se ela é ou não venenosa, GARANTO que você pode ficar tranquila: não é. Essa conformação de corpo e o padrão dos desenhos NÃO CORRESPONDE a nenhuma das cobras venenosas brasileiras*. Uma dica é colocar telinhas nos ralos domésticos, e aquelas adaptações tipo 'rodo' que se instala na base das portas que dão acesso ao meio externo, eliminando frestas. Tenho uma dessas aqui em casa para segurar formigas lá fora.






E mando um link que pode ser do seu interesse:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/08/primeiros-socorros-aos-acidentados-por.html

com muitas imagens dos bichos que realmente causam estrago Brasil afora, e dicas de prevenção.

* aos exaltados de plantão, Micrurus albicinctus (que não é o caso) não incide em São Paulo



SUCURIS, como serpentes urbanas, tem chamado muito a atenção de leitores em contatos diretos e nas mensagens / comentários desta postagem. À pedidos, deixo aqui a imagem de uma resgatada no centro de Itacaré, BA, num sábado de Carnaval, centenas de testemunhas. Reparem meu filho Gabriel, no centro da fotografia, faquinha na mão, pronto para me salvar se necessário.




No link abaixo uma postagem minha sobre a 'periculosidade' das sucuris, ilustrado num caso famoso e recente: 

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/05/sobre-sucuri-que-matou-duas-meninas-no.html


E respondendo a um leitor, nos dias de hoje qualquer sucuri (ou mesmo pitons) ultrapassando 9 metros é raridade. Consta que o maior exemplar conhecido - mas com registro sem metodologia cientifica - foi abatido pela equipe de Rondon em 1910, às margens do Ribeirão Voadeiro na região norte, e mediu (o couro) 11,40 mts. Toda medição baseada em couro deve ser vista com ressalva, não raro é possível esticá-lo a mais de 1/5 do comprimento do exemplar original.



Recebi do Ministério da Saúde hoje, 19/12, votos que estendo aos leitores do blog:































A aranha da imagem é uma armadeira. Nos comentários dessa postagem recomendo leitora a JAMAIS manter os bercinhos de crianças encostados na parede. No linkabaixo há uma parte dedicada a aranhas. Confira em FONEUTRISMO (acidente com aranha armadeira) o porque dessa minha paranoia com o posicionamento dos berços ...

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/08/primeiros-socorros-aos-acidentados-por.html




Outra leitora aflita ... serpentes urbanas, em Maringá, Paraná, hoje (06/01/2015) ...

'Olá. Encontrei em um blog o endereço deste email para tirar dúvidas sobre cobras.

Apareceu morta na quadra da minha casa a cobra da imagem anexa. Pelo que pesquisei parece ser uma jararacuçu. Procede?

Se ela é uma das maiores jararacas, a que estava no bairro é filhote então (parecia ter uns 80 cm)?

Obrigado. Camila Ueno'





























RESPONDO:


Oi Camila, e que pena ... essa é a absolutamente inofensiva 'cainana' (Spilots pulatus). É um animal de 'temperamento forte' e que faz a maior cena: infla o 'papo' (display gular) para parecer perigosa e maior, dá botes, as grandes (chega a mais de 2 metros) tem a reputação de avançar alguns metros na direção de pessoas, mas não oferece perigo, e é bicho bom de ter por perto, pois controla ratos e morcegos. Proteja as próximas ... Aproveito para postar abaixo a foto de uma cainana que encontramos na Reserva do Caraça, MG, registro de Pe. Lauro Palú, e logo abaixo dela uma verdadeira jararacuçú, em registro de Marco Antonio de Freitas, em Barra do Choça, Bahia








Leitora mais curiosa que aflita questiona 'o achado' no jardim de Miguel e Cristina, na Bahia ... em 26/04/2015


'Hj pela manhã deram um rolé no jardim da Cristina e do Miguel lá no Morro de SP.
Será um casal ?
Amigos? 
Irmãos ? 
E de que especie?
Cobra d'Água ?
Cipó?
Perigosa ?'






RESPONDO:

Nenhum perigo, bichinhos bons de se ter por perto, para controle de ratos e morcegos. Em uma rara e belíssima sequencia de fotos, um jovem casal de Chironius bicarinatus, inofensivas repito, em comportamento sugestivo de cópula ... 



Cristina Pataxó ... também aflita com 'olhos estranhos' da serpente abaixo, bem como com sua eventual periculosidade, mas com grande preocupação em cuidar do animal, alimentá-lo em especial, e encaminhá-lo 'ao Ibama de Juiz de Fora' ....






RESPONDO:

Oi Cristina, trata-se de uma das mais inofensivas cobras brasileiras, a Sibynomorphus newiedii. Esse olho estranho é porque ela vai trocar de pele. Você não vai conseguir alimentá-la, é um animal que come minhocas e lesmas sob o folhiço da floresta. Te recomendo solta-la em alguma florestinha, e rápido. O bicho é frágil. O Ibama não fará nada por ela, retorno à natureza sim.



Alessandra, Manaus (19/05/2015):

Prezado professor,
Por gentileza, o Sr saberia me dizer a espécie dessa cobra? É venenosa?
Apareceu a noite na casa do meu pai num sítio na região de Manaus.
Obrigada 
Alessandra






Grato pelo contato Alessandra, e nada a temer, trata-se da absolutamente inofensiva Corallus hortulanus, bicho arborícola bom de se ter por perto, para controle de ratos e morcegos. É um bichinho valente, que dá botes e etc, mas que não ameaça a tranquilidade lá no sítio.



É CERTO DE QUE OS AVISTAMENTOS (GENTE / COBRA) TENDEM A AUMENTAR, VARIAS ESPÉCIES JÁ PERDERAM MAIS DE 80% DE HABITAT E ESTÃO 'ACUADAS', CONFIRA:



E ESSA POSTAGEM SEGUE VIVA E ABERTA, NOS COMENTÁRIO DE LEITORES ABAIXO ... SERPENTES URBANAS VIERAM PARA FICAR ...





segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SOS SABL FUNED




Fiquei de escrever sobre os 'dias de cão'. Era o combinado com o leitor do blog Geraldo Couto, frente às muitas dificuldades no período. O link fala por si:

http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/dener-giovanini/ma-gestao-no-ministerio-do-meio-ambiente-pode-levar-brasileiros-a-morte

É meio ridículo qualquer queixume. É sorte poder somar pelo extremamente eficaz 'Soro Antibotrópico (pentavalente) e laquético' - SABL (já na nova nomenclatura Anvisa) - da FUNED.

Roubo de Kierkegaard o título de um texto que tento escrever sobre o momento emocional da vitima do acidente laquético: 'The concept of dispair'

Campbell e Lammar, na herpetologia, e Dr. Warrell na parte médica do ofidismo, fizeram 'o melhor' num livro. E sim, surucucu na capa.






Neste livro o cineasta Herzog descreve um acidente ocorrido durante as filmagens de 'Aguirre' na amazônia, quando um dos membros nativos da equipe foi picado duas vezes por surucucu. Não estava longe do socorro, mas refletiu e optou por amputar o próprio pé no ato, com motoserra: "The concept of dispair'.






           O desespero vai a outro patamar se faltar soro para o acidentado. E então agimos.








Cheguei à Serra Grande na sexta, fizemos as extrações, sempre menos que 1,0 ml por animal, difícil.

Seria (e foi) nossa primeira liofilização. Ia ter aulas sobre o processo com Dra. Liza Felicori, Bioquímica ICB UFMG. Que é dessas que gesticulam quando falam, que aos 26 era PhD, que ama seu oficio (aquele fogo no olho), e conseguiu colocar alunos nossos fazendo bonito frente à concorrência mais desigual: Harvard, Stanford, MIT; e tudo isso com o agravante de que parece ser alegre.

Frente ao acima exposto, achei perigoso para minha integridade emocional ir conhecer a tal pessoa. Afinei, chegando às extrações bem crú na matéria processamento. Abaixo Liza, por Sarah Dutra.






O que era possível, com o que eu tinha e sabia, foi feito. 36 horas em - 700 mmHg e surge a substancia







0,9 gramas de veneno liofilizado de Lachesis muta rhombeata + 3,6 gramas (ml) de veneno bruto congelado foram entregues à pouco na FUNED, em mãos (Sr. Atos). Algo entre 2,5 - 2,7 gramas de veneno liofilizado, aguardo pela pesagem de precisão deles.

Peço ao Dr. Francisco (presidente FUNED), que o eventual excedente daqueles 2,0 gramas combinados para a produção de soro sigam para pesquisa com Dr. Eládio Sanchez.

Correria doida, mas tá feito. E já estou com saudades. Muitas criaturas da noite em Serra Grande ...






























ENTENDA MELHOR ESSA POSTAGEM:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2014/11/brasil-de-cabo-ponta-rabo-inercia.html