Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Sob Palmeiras



Num dos momentos do descanso possível, a leitura de "A canção das palmeiras: Eugenius Warming, um jovem botânico no Brasil", organizado por Maria do Carmo Andrade Gomes e com estudo crítico de Brigitte Holten e Michael Sterll. Pode ser adquirido no site da Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, por R$ 35,00.

O cientista, que foi secretario de Lund e aqui habitou entre 1863 e 1865, encontrou vestígios da surucucu na região de Caeté, Minas Gerais - já naquela época devastada - e fecha da seguinte forma um paragrafo sobre a cascavel:

"Deixando-se empolgar demais pela natureza, em apenas um instante alguém pode ser fatalmente ferido por uma cascavel escondida na relva. Nas regiões florestais, outras especies tomam o seu lugar, como a 'surucucu' (Crotalus mutus) ou cascavel muda"

A 'cascavel muda' (sem chocalho), ou Crotalus mutus da descrição do príncipe Maximilian zu Wied-Neuwied (1782-1867), pode ser escutada no vídeo do NSG, abaixo:




Foi Warming quem cunhou a expressão 'ninguém passa impunemente pelas palmeiras', ou pelos trópicos, ou mais especificamente pela terra brasilis.




Eu era pequeno e escutava meu pai dizendo que 'no ano 2000 o Brasil vai ser uma potencia ...', como que refugiando-se no futuro, em fuga das cronicas dificuldades. Trabalhou muito, morreu endividado, não passou impunemente pelas palmeiras, assim como não passarei.




A organização criminosa com registro partidário, ou ORCRIM, na expressão do MPF, inviabilizou o futuro que se esboçava, a partir do controle da inflação e estabilização da moeda. Serão outros 10 anos de reconstrução de tudo o que foi dilapidado pelo roubo e pela incompetência da era populista. Por reconstrução entenda-se arroxo sobre os trabalhadores reais, aos quais sempre se encaminha a conta. Não se vive impunemente sob as palmeiras.






sábado, 3 de outubro de 2015

Fina Flor da Banânia



Se não fosse uma apropriação indevida dos 'progressistas', palavra que me causa asco, eu reproduziria aqui, na integra, Brecht e aquele poema que fala de homens que lutam um dia, um ano, muitos anos e a vida toda, estes últimos os 'imprescindíveis'. Impossível para mim, contudo, não me lembrar do incansável Dener Giovanini com estas linhas.

Abaixo uma edição de sua última investida, o I Encontro Nacional de Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica, onde além do conteúdo, saltam aos olhos o profissionalismo e poder de mobilização.




Mais sobre o encontro e sobre Dener, que segue cavando seu espaço na História do Ambientalismo de Resultados nessa Banânia que habitamos, aqui:

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2015/09/encontrando-solucoes.html

http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/dener-giovanini/e-quem-fiscaliza-a-fiscalizacao-ambiental/

E também no 'Tribunal Ambiental', toda quarta 22 horas na TV Justiça