Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

'Deus e Diabo na Terra do Sol'



Esse seria realmente o titulo mais apropriado para um relato sobre esses 15 dias de janeiro com meus filhos no NSG: houve do melhor e do pior no período em meio a estiagem prolongada e temperaturas atipicamente elevadas.

Vermifuguei todos os animais, esquema padrão de anos. Tive muitas mesas dessas de plastico jogadas longe pelas surucucus, é sempre bom trabalhar na que temos agora.






O procedimento foi padrão e sem intercorrências, e todos os animais receberam associações de febendazol e ivermectina para cães de até 10 kg. 1/4 de comprimido POSTADO atraumaticamente com pinça de Kosher 08 cm esôfago adentro após embebimento em clara de ovo, com a porção da cobra cervical retificada na imobilização.






Introduzir o comprimido não dura 60 segundos, mas o manejo nem sempre é só tranquilidade, como ilustrado nessa 'passada de guarda' da imagem abaixo, onde foi necessário apoio leve dos joelhos, e de toda a perna do joelho aos pés, limitando movimento do animal e protegendo-o.




Quanto à estrutura do NSG, conclui a área de apoio ao visitante e educação ambiental - imagens abaixo - e com a madeira nobre que encontrei no fundo de rios da região poderia construir outras três unidade destas.








Concluímos também o quarto com banheiro civilizado (privada, chuveiro quente) junto à 'barraginha', estrutura para proteger nossa nascente e acumular água de chuva, abaixo. Esse quarto servirá ao programa de visitas técnicas ao NSG ...







De melhor, acordei para minha parcela de culpa no 'ensimesmamento' que se observa entre crianças e celulares e afins. OFERECIDAS OPÇÕES outras que não 'a segurança' nossa do dia-a-dia e seu tédio inerente, vi meus filhos optarem por ser Martim-pescador, em vôos corajosos sobre rios profundos, sucedidos por corpos cansados no embalo da rede e do fogo de chão, em nada virtuais.







O chamado ESTADO DE CHOQUE é um dos mistérios da lida com Lachesis: após uma contenção prolongada em que NÃO HOUVE lesão anatômica, ou qualquer outra, a surucucu não se recupera. Permanece como que anestesiada, e morre. Como se abatida pelo stress. Necrópsia normal. Nada, nenhuma dica a não ser um opistótono eventual (fotos abaixo), como o que se observa nas meningites dos humanos.






O 'T' do Gabriel foi nossa resposta a essa intercorrencia, e nunca mais, mesmo nos procedimentos mais prolongados, tivemos morte por choque, confira:

http://www.lachesisbrasil.com.br/download/BulChicagoHerpSoc_Vol41Num10pp183-184%282006%29.pdf

No hall dos meus pesadelos na lida com Lachesis, as lesões cervicais, o estado de choque e agora, graças aos eventos deste janeiro, a intoxicação por ivermectina.




Boyer e auxiliares, pioneiros mundiais na reprodução em cativeiro de Lachesis tratava seus animais com 200 micro gramas de ivermectina por kg. Dois dias após a vermifugação descrita no inicio desta postagem, um auxiliar deu dose de porco grande para o plantel de surucucus, oferecendo a elas ratos injetados com 2,0 ml de Ivomec, cada. Algumas comeram 05 desses ratos. Em 17 de janeiro, após 15 anos de esforços no NSG encontrei todo o plantel em estado terminal em função de fogo amigo. Na falta de carvão ativado parti para a sondagem oro-gástrica e administração de óleo mineral (20 ml/dia) em todos os animais, na tentativa de provocar uma síndrome disabsortiva com diarreia. Todos  os animais foram colocados num recinto onde a temperatura podia ser baixada em dois graus em relação ao ambiente externo, lentificando o metabolismo (e absorção) como um todo. Paralelamente hidratava os animais com 20 a 40 ml de solução do tipo 'Pedialit 90', duas vezes ao dia. Isso de 17 a 31 de janeiro. E sozinho, quebrando todo o protocolo. É que não estava em condição emocional para trabalhar em proximidade ao causador do problema. O bom aqui foi testar-me novamente como 'nas antigas', quando NINGUÉM na região aceitava minhas propostas de emprego por medo das surucucus.

Imobilizações nesse período foram de todos os tipos, sempre retificando e protegendo a porção cervical ...






E a esperança veio na forma de diarreia induzida com expressão manual das fezes ...





Mesmo eliminado o conteúdo intestinal, a persistência da síndrome aparentemente neurológica indicava absorção maciça da ivermectina, e só me restava seguir hidratando, já que nenhum animal se movia ou era capaz de beber água sozinho. Para quem não sabe, durante a guarda dos ovos - 70 a 91 dias SEM COMER - algumas fêmeas só abandonam o posto para ingerir entre 100 e 200 ml de água numa só tomada.

Surucucu precisando e aceitando travesseiro, para evitar regurgitação e aspiração pulmonar do Pedialit, é uma coisa de cortar o coração ...




Somente dois animais desenvolveram sinais de acometimento pulmonar (boca aberta), por reação do tipo corpo estranho (pneumonite) à carcaças de pentastomídeos no parênquima do pulmão, ou por aspiração de Pedialit, quadros de remissão espontânea.





Não perdi animais, e quando deixei Serra Grande, em 31/01, as quatro surucucus que ainda permaneciam sob cuidados intensivos já bebiam água sozinhas. Seis seguiam em observação nas barracas da enfermaria, ainda sem 'a rodilha' perfeita, mas a caminho, enquanto o restante do plantel já havia voltado para os viveiros externos. Quem comeu menos ratos envenenados obviamente respondeu melhor e mais rapidamente ao tratamento.




O olho do dono não apenas engorda o porco. O olho do dono apaixonado é a própria vida do porco. Foi muito pior ver estas cobras morrendo do que me ver acidentado. Como Timothy Treadwell rezando por chuva para permitir a subida dos salmões para 'seus' ursos, eu - como ele um sujeito sem fé - me vi rezando pelas surucucus para 'Alá, Jesus, Buda e outras coisas flutuantes', como um naufrago enviando mensagens em garrafas, e fui atendido.




Não rezei por mim na minha hora mais critica, aqueles 5 minutos imediatamente posteriores à picada da surucucu, e estranhamente só pensava: 'que presentão vou dar à minha mãe' (cujo aniversário é em 20/01), 'eu num saco preto' ...





Atento, consegui não 'PERDER A COMPOSTURA', e descarregar nos filhos - o sagrado da minha vida - a enorme tensão daqueles dias. Creio que voltei melhor do Inferno, pronto para amparar as 12 novas crias que em breve virão: para toda maré baixa, uma alta.































Mais sobre esses ovos ... https://www.youtube.com/watch?v=rz4b2n0ivHM









47 comentários:

  1. Nossa ! Nada de maré ruim , você não teve sintomas sérios nem sequela da picada, 10 ovos , cobras novamente bem , recuperadas.Grandes experiências apesar das tensões e expectativas dos resultados .o que irá Serv gerarado disso só vai acrescentar ,novas possibilidades de tratamentos e manejo . Melhor evidentemente seria não passar por nada disso e obter novos conhecimentos, mas se é pra ser pelo lado mais difícil , vale tbm !

    ResponderExcluir
  2. Salve Salve Oduiá !!
    Que Yemanjá e todos os Santos Flutuantes continuem iluminando seus caminhos .
    Que este amor ao que faz e aos filhos reflitam aos outros ao seu redor .
    Muito Axé
    J J Lima

    ResponderExcluir
  3. E o lagartinho na primeira foto , no pé da mesa ...show

    ResponderExcluir
  4. Alguma sequela nos animais?
    Faltou concentração ao funcionário ? Medicamentos muito diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Mas rapaz a coisa esteve feia por aí .
    Que quase estrago .
    E seu acidente , a picada ?
    Pode nos dar detalhes?
    Admiro sua forma detalhista de descrever os fatos. Abração
    Antonio

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela força Antonio, e no facebook NSG https://www.facebook.com/N%C3%BAcleo-Serra-Grande-1535945860060698/?skip_nax_wizard=true
    na postagem de 21 de janeiro adiante existem videos com a evolução do meu caso, avise por favor se não abrir

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr Rodrigo ,
    Alegre com seu pronto restabelecimento e dos animais.
    Sorte que foram poucos animais, seu plantel é maior e pelo visto tende a aumentar rápido..
    Experiências dificeis e dolorosas de se submeter , entretanto , tudo deu certo.
    Abrç ,
    Bretas

    ResponderExcluir
  8. vocês possuem especialista na área, credenciamento ou algum tipo de treinamento especifico para ta atuando com tal serpente?

    ResponderExcluir
  9. Tramite concluido no Ibama após 13 anos de ajustes, e 15 anos de 'treinamento especifico' nascido aqui http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/02/seja-bem-vindo.html

    ResponderExcluir
  10. Fez um trabalho heroico , e hoje , todas bem ?
    Att
    Renato Bertolozzi

    ResponderExcluir
  11. Grato pela força Renato, hoje 03/01 somente uma ainda incapaz de beber agua sozinha mas com sucção espontanea ao ser posicionada no bebedouro, creio que se recupera em alguns dias, abraço. R

    ResponderExcluir
  12. O que pode acontecer nos 5 min críticos que dá para prever que o envenenamento é grave?
    Passado este tempo o soro aplicado ainda fará o mesmo efeito no acidentado?
    Vocês possuem apoio logístico necessário para remoção de urgência à hospital mais próximo ?
    M.A.Prado

    ResponderExcluir
  13. A sequencia dos sinais e sintomas do caso grave é dor local muito forte, sangramento profuso no ponto de inoculação, hipotensão, nausea, vomito, dor abdominal, bradicardia, choque. Em 20 minutos ou menos em alguns casos. Tenho 30 ampolas de soro antibotropico-laquetico, cortesia da Funed, que levarei comigo ao hospital de Itacaré ou Ilheus, se necessario. Temos transporte. 1 hora até soroterapia é o limite desejavel. Confira um acidente grave ocorrido aqui no NSG http://www.lachesisbrasil.com.br/download/JLC_5D_Final.pdf

    ResponderExcluir
  14. Título mais que apropriado.
    Férias tensas , hein Dr.
    Depois da tormenta tudo fica melhor.
    A vida é bipolar .A gente que se equilibre no que nos dá paz
    Antonio M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato Antonio, e de fato hoje 04/02 tudo já clareou, foram dias de MUITO aprendizado, 'NA TORA'. Abraço, R

      Excluir
  15. Pessoas que queiram fazer uma visita, conhecer , ver as cobras, como fazer?
    Kléber Guimarães-SSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no KM 42 da BA 001, entre Ilheus e Itacaré, bem na beira da estrada, há sempre muita atividade de segunda a sexta de 9 a 16 hs, e sabado até 12 hs, não será dificil localizar meu auxiliar Claudio. E como voce viu na postagem, temos tambem condição de hospedar. R

      Excluir
  16. Caramba amigo!

    Abraços,

    Breno Almeida (Pará)

    ResponderExcluir
  17. É meu caro, de novo o 'animal doente', como no seu próprio acidente. Para quem não conhece BRENO ALMEIDA, aí vai uma introdução: http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/10/breno-e-o-inferno.html
    R

    ResponderExcluir
  18. 'O sagrado da minha vida'.
    Bonito ouvir isso de um pai .
    Ainda bem que no saco preto a única coisa que entrou foi a botinha furada na picada.
    Seu Santo é forte
    Tudojuntoemisturado, reza, medicina bem aplicada , serpente enfraquecida
    Já gastou uma vida , não desperdice mais nada.
    Abração



    ResponderExcluir
  19. Ovos de quanto tempo?
    Reprodução em catveiro, admirável
    R.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovos de 20 de dezembro, 70-91 dias de encubação pela frente ...

      Excluir
  20. Contei 12 ovos na foto,você mencionou 10.
    2 descartados desde a foto até agora ?
    R.L

    ResponderExcluir
  21. Grato pela correção, e nenhum descarte depois desta foto, que na verdade exclui outros tres que estão separados, meio que 'no limite' da perda. Abraço, R

    ResponderExcluir
  22. Viu as Lachesis hoje no Jornal Nacional ( reportagem sobre Mosquitos transmissores de doenças)?Analogia bichos perigosos
    Acho que eram as suas da matéria Globo
    Rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava em plantão medico e não vi, por essas e outras é que se perpetua a politica atávica do abate, abraço e grato pela visita. R

      Excluir
  23. Qual o limite da perda de um ovo?
    Pelo peso , aspecto da casca?perfuraçoes?
    Descarta antes do tempo de eclodir ou aguardar ?
    Ovos não ficam em separado da mae porque?

    R. L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mais longa eclosão de que se tem noticia é nossa e durou 91 dias. Quando está proximo de se peder, por varios motivos (consulte as postagens detalhadas que temos aqui no blog, com o indice fica bem facil), surge umidade externa, alteração da coloração, enrugamento da casca e odores putrefatos. Os ovos ficam em separado da mãe e uns dos outros, para evitar que uma perda pontual se alastre. quando da postura ficam aderidos uns aos outros. No momento, alem destes 12 da foto temos mais 3 de aspecto duvidoso mas ainda viaveis. Não confundir com ovo atrésico, que é basicamente um aborto. Abraço, R

      Excluir
    2. R.L, AÍ VÃO IMAGENS PARA MELHOR COMPREENSÃO:

      http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2016/02/para-rl.html

      Excluir
  24. Qual é a da foto das solas das botas( curti) ?

    ResponderExcluir
  25. Recomendação de uma boa bota, como equipamento de proteção individual, EPI, testada e aprovada na lida com Lachesis

    ResponderExcluir
  26. Quantos animais comeram os ratos " envenenados" ? Todos do plantel ?

    ResponderExcluir
  27. Quantos animais do seu plantel foram intoxicados ?
    Todos?

    ResponderExcluir
  28. todos, alguns animais tinham comido um unico rato, outros 5, mas as doses de ivermectina ingeridas sempre foram mais de 1000 vezes a recomendada

    ResponderExcluir
  29. Foi um grande acidente, você deve ter se desdobrado em 3 para dar conta de salvá-las. Foi heroico, sozinho não perder nenhuma.soube encontrar a solução.parabens.
    Quanta desatenção do funcionário que trocou os medicamentos.
    Não ficou sequelas em nenhuma?

    ResponderExcluir
  30. O funcionário percebeu logo que alimentou as cobras que algo estava errado ?
    Ou vocês viram só no dia seguinte à letargia dos animais ?

    ResponderExcluir
  31. Como ocorreu a picada no seu pé ?
    Os animais estavam letárgicos mas ainda assim um proferiu um ataque ?

    ResponderExcluir
  32. transmiti as orientações da manhã, ele já tinha injetado outras vezes centenas de ratos com suplementação, mas dessa vez dormiu no ponto inexplicavelmente e inoculou ivomec a 1% ao invés de glicopan e aminomix po diluido; quando fui conferir o trabalho achei o frasco de ivomec vazio e todas as cobras alimentadas, algumas pegaram 5 ratos; o ivomec seria para os ratos, 2,0 ml diluido em 500 de agua e oferecido a duzias de animais; uma das cobras, no segundo dia de tratamento, picou e perfurou a bota que eu usava, num quarto lotado com 15 outras que não se moviam

    ResponderExcluir
  33. Nossa!!!!
    Você deve ter ficado desesperado . Mas não ficou , soube fazer o correto.
    15 cobras e tinha que agir rápido , sozinho .
    Sinto muito pelas botinas...
    Impressionante sua lucidez em momentos difíceis .
    E ainda teve cabeça para tranquilizar os meninos e fazê-los curtirem as férias.Sem sentirem a tensão.
    Queria ser assim , saber o melhor a fazer sem desestabilizar no momento crucial de decisões importantes serem tomadas.
    Admiração por vc e seu trabalho só aumentou

    ResponderExcluir
  34. E os ovos ?
    Boas novas?

    ResponderExcluir
  35. são 70-91 dias para eclosão, ainda nada, mas o aspecto geral é bom

    ResponderExcluir
  36. Então, faltam 5 .
    Reprodução assistida ?
    Como classificar o sucesso do NSG com reprodução em cativeiro ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, e tudo se deve a entender o animal, promover confinamento ético, e ter amor pela coisa até o nivel da loucura, da ruina financeira pessoal, 'a espera de um milagre'

      Excluir
  37. Mas rapaz, que foi isso?
    O negócio foi violento , hein ?!
    Pelo menos não houve perdas e vc sobreviveu.
    E agora tem filhotes .
    Faz parte do show , entre perdas e ganhos de chega lá

    ResponderExcluir
  38. Milagres a gente ajuda a acontecer.

    ResponderExcluir
  39. Sem falsa bajulação, mas não há hoje, para as serpentes, alguém com mais paixão e urgência do que você. Eu sempre digo que alguma providência extra material, responsável por organizar a bagunça que fazemos, coloca as pessoas certas, no lugar certo, na hora certa... É você no NSG para as Surucucus. Veja que engraçado, um médico, que por "coincidência" tem capacidade técnica de ajustar conhecimento e aplicar de forma precisa em outra área. E o resultado é esse; sucesso. A pergunta é: e se fosse um engenheiro? ;)

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir