Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Só pra contrariar





Anonimo solta essa: '... chato você, do contra, carnaval, Canudos, samba, descobrimento, Lula ...' + '...' + '...' + '... '

Grato pela visita, e vamos lá. Conteste objetivamente para que o debate não fique vago: que linha mereceria retoque na postagem de Canudos ? Qual seria sua argumentação para rebater a minha, na questão da intencionalidade ou não do 'Descobrimento' ?

A quem interessar possa, a questão de Canudos está aqui:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/11/diego-zamudio-e-greene.html

E a questão do 'descobrimento' do Brasil, aqui (no meio da postagem, mapa mundi como referencia):

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2014/09/caa-ete.html


E no mais, gosto e opiniões, não escuto samba nem coisa alguma, nada bate o silencio, mas me comovo com Candeia / Cartola https://www.youtube.com/watch?v=XB8kk-8nmSw e não pela fé, mas pela arte, também me emociono com Jorge Aragão https://www.youtube.com/watch?v=v97YvRmD_Yo onde até essa coisa difícil do amor romântico parece claro e simples https://www.youtube.com/watch?v=OecgJ9j4Q5c 

Confirmo a falta de estomago para a mitologia ufanista, e já que você cita Santos Dumont e Lula, aí vai mais do mesmo, a começar por Dumont: não, ele não foi o 'Pai da Aviação'. Isso (o titulo) é coisa do Estado Novo e de Henrique Dumont Vilares, seu sobrinho. Porque meio mundo cita os irmãos Wright como pais da criança ? Demorou, mas consegui responder satisfatoriamente a questão para mim mesmo.




O desafio da época: quem teve a primazia do voo com um aparelho mais pesado que o ar, sem auxilio externo, isto é, utilizando meios de propulsão e deslocamento existentes no próprio avião ?

Por 'mais pesado que o ar' entenda-se aviões, por 'mais leve que o ar', entenda-se balões.

A cronologia desta conquista do ar foi mais ou menos assim:

1) A primeira decolagem de um avião tripulado, motorizado e com asas fixas, impulsionado ladeira a baixo, deu-se em 1874 em Best, na França, com Felix du Temple.

2) Otto Lilienthal testa planadores de desenho eficiente na Alemanha, em 1896. Acaba morrendo a seguir, num deles.

3) Orville e Wilson Wright, em 1901-1902 na dunas de Kitty Hawk, North Carolina, fazem testes com planadores sem motor.

4) Em 1902 e 1903 os irmãos Wright fabricam seu motor e hélice e iniciam de fato suas experiencias.

5) Em 13 de dezembro de 1903, com os irmãos Wright ocorre o tal primeiro vôo da historia, pela ótica dos americanos.

Os detalhes sobre esse voo:

1) Os Wright criaram um motor pesado, de 108 Kg com potencia de 15 cavalos. Uma relação 7 kg/cavalo. Na França existiam motores com a relação de 2 kg / cavalo.

2) O avião do Wright não tinha trem de aterragem e decolagem. Se tivesse seria ainda mais pesado e problemático.

3) No tal voo, depois do motor acelerado, o avião foi lançado num trilho do alto de um declive, as dunas de Kitty Hawk. Segundo um telegrama que enviaram ao pai, o avião atingiu sustentação quando a velocidade em relação ao ar atingiu 31 milhas por hora: 10 milhas / hora, resultantes da potencia do motor, e as outras 21 milhas / hora eram o vento local. O voo durou 57 segundos.

4) Sem o vento constante de Kitty Hawk, e sem o lançamento da colina, este voo não seria possível.

A partir  de 1904, o Flyer II dos irmãos Wright passou a contar com uma catapulta para tentativas de decolagem.

Na França em 1905, o brasileiro Alberto Santos Dumont, já lendário e premiadíssimo em função de seu sucesso com os balões dirigíveis, iniciava a concepção e construção do "aeroplano".

Em 12 de dezembro de 1906, no campo de Bagatelle e sob a fiscalização do Aeroclub da França, o aeroplano 14 Bis, pilotado pelo próprio Alberto, valendo-se de um motor Lavavasseur de 24 cavalos pesando 45 kg, e contando com trem de pouso e aterrissagem, alçou um voo de 220 mts com duração de 21 segundos e 1/5, em dia sem vento. Ou seja, decolou e posou sem auxilio externo, com um a parelho mais pesado que o ar.

Em 1908 os irmãos Wright fizeram demonstrações na França utilizando a catapulta.

Em 1910, em Bagatelle, o Aeroclube da França erige uma homenagem 'ao primeiro recorde de aviação do mundo'. E em Saint Cloud, em 1913, o mesmo aeroclube instala um Ícaro de bronze tendo no pedestal a inscrição: "Santos-Dumont, pioneiro da navegação aérea"

Da controvérsia Irmãos Wright - Santos-Dumont, tendo como base a premissa de 'voar sem auxilio externo, utilizando meios de propulsão e deslocamento existentes no próprio avião', conclui-se que o brasileiro chegou lá antes. Se a questão é o voo em si e o design definitivo, onde asas "sugam o ar para cima", gerando a sustentação e capacidade de manobra, os Wright levaram.

Abaixo, registros originais, para que você mesmo conclua:

https://www.youtube.com/watch?v=ro5wkljLn7k

https://www.youtube.com/watch?v=Wfyvspnko04
  

Pelo acima exposto, não acho que Dumont tenha sido 'pai' de nada, e sim mais um elo da corrente que, da Renascença e os esboços de da Vinci, aos tantos outros pioneiros supra citados, resultou no que temos hoje nos ares.





Como a 'Marcha para Oeste', essa não foi jornada de um homem só. A quem interessar possa, a Marcha para Oeste, abaixo:

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/03/marchando-para-oeste.html 


E concluindo, quanto a 'Lula' que você também cita, é só uma questão de honestidade. Não sou referencia de nada, mas não me nivelo pelo entorno politico atual.

A quem interessar possa, Lula foi citado aqui:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2015/02/minha-primeira-vez.html 

E nas paginas 22 e 23 do meu Catecismo (quando ele tinha 90% de popularidade e estava próximo da canonização), aqui:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/01/fundei-uma-religiao.html


Existem momentos em que se tem que mostrar a cara, partir para a dividida, como fazia outro brasileiro que você não conhece caro leitor, Almir Pernambuquinho, o 'Pelé Branco.







Quando o jogo é desleal (como o desse Brasil de hoje), quando é hora de partir para o pau, todo vascaíno ou flamenguista com mais de 50 anos de vida se recolhe em pensamento:

 ' ... ah se Almir (ou a coragem) estivesse em campo ! ...'


Aguardo seu retorno.

Abraço,

R






2 comentários:

  1. Dr. Rodrigo, demorei mas voltei e mudei de ideia. Tive ajuda de um tio que da aula de historia num cursinho, para filtrar tanta informação, e o que concluímos é que o Sr não tem preguiça de ir fundo em temas 'estabelecidos' e de uma certa forma, de escrever sua versão da historia de forma que merece respeito. O tio te mandou mensagem hoje, quer licença para utilizar seu trabalho. Obrigado por ter me levado a serio e não ter se ofendido.

    ResponderExcluir
  2. OK, grato pela visita mais uma vez, e quanto ao uso do material do blog em sala de aula (Canudos, Dumont, Descobrimento) acho ótimo, creio que os textos remetem a reflexão, o que torna a Historia mais viva, menos bolorenta.

    Abraço,

    R

    ResponderExcluir