Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sábado, 28 de maio de 2011

Acidente laquético, na prática



Há quase sempre muita dificuldade em se definir, sem a tecnologia de testes como ELISA, o agente exato causador de acidentes ofídicos.

Acidentes laquéticos podem apresentar algumas peculiaridades ao exame físico, que auxiliarão no diagnóstico etiológico do acidente.

Lembrar já de inicio que se trata de bicho poderoso, segunda maior cobra venenosa do planeta, uma HIGH STRIKER ('bote alto'). Abaixo dois indivíduos ultrapassando os 2,80 metros, da região de Itacaré, Bahia. 




Picadas acima da linha do joelho, e com espaçamento entre presas incomum, são a norma.



 
Espaçamento de 4 cm entre presas, em picada na cabeça, acima, e de 6 cm na face posterior do joelho (setas pretas), 6 cm em antebraço, abaixo...





A título de curiosidade, espaço entre presas de 3,5 cm em picada de cascavel indica animal raro e gigantesco, acima dos 1,60 metros.

Hemorragia profusa no local da picada de surucucu é comum e indica caso grave ...



No acidente laquético a dor local após inoculação é intensa e é grande parâmetro medico: se está doendo muito, repercussão cardiovascular na forma de hipotensão e bradicardia estão a caminho.

Socorristas devem se preparar antes de tudo para evitar queda da pressão (e estado de choque), ou bradicardia excessiva (e parada cardíaca), com infusão precoce de soro fisiológico e uso de atropina. Presenciei pressão arterial de 60 x 40 mm Hg em 20 minutos de evolução da picada, com frequência cardíaca de 50 bpm, e caindo.

Característica do acidente laquético grave no Brasil é a chamada 'tríade vagal': 1) hipotensão e bradicardia 2) vômitos e dor abdominal  3) diarreia. Contudo, estes sinais e sintomas podem estar ausentes e ainda assim o caso evoluir mal.

Pacientes também falam que 'não conseguem engolir', logo aos primeiros 10 minutos da picada, sendo esta possivelmente uma expressão de neuro-toxicidade direta, com bloqueio da musculatura laríngea. Incapacidade de engolir é portanto sinal de alerta para os socorristas: houve inoculação e o efeito do veneno está em curso no organismo.

Edema (inchaço) não é extremo no acidente laquético no Brasil, mas vai ocorrer, e em tratamentos tardios, comuns nas vastidões amazônicas, pode ser devastador. Vide imagem abaixo, evolução de 24 hs, soro na primeira hora do acidente.


Acidente com uma unica presa, e relativamente baixa inoculação, ainda assim com efeitos sistemicos rapidos e devastadores: a gravidade do acidente laquetico (pelo menos em humanos) parece não ser dose-dependente

Atenção para complicações tardias, como trombose mesentérica (abdome agudo) ou alterações na marcha, com vômito e cefaleia persistente, e progressivo rebaixamento do sensório (confusão mental), sintomas que podem indicar AVE (o 'derrame') em curso, como os das tomografias abaixo, atendidos pelo Neuro-Cirurgião Eric Jennings, em Santarém

AVE em acidente laquetico, 24 hs de evolução, fatal


AVE em acidente laquético, quinto da de evolução, operado com sucesso




Picadas em áreas de alta adiposidade, como abdome a nádegas  podem ser especialmente enganadoras com sinais e sintomas surgindo tardiamente.

A gravidade do acidente laquético não é dose-dependente. Ao contrário do acidente botrópico, onde acidente com animal maior é igual à mais inoculação e acidentes mais graves, em relação às surucucus, acidentes com baixa inoculação, envolvendo filhotes, ou inoculação com uma só presa, ou 'raspadas' como a da foto abaixo podem, ainda assim, evoluir mal muito rapidamente.





PARA SABER MAIS, acompanhando um acidente laquético minuto a minuto, favor acessar:

http://www.lachesisbrasil.com.br/download/BulChicagoHerpSoc_Vol42Num7pp105-115%282007%29.pdf

http://www.lachesisbrasil.com.br/download/rmna.doc.pdf


Caso quase fatal de Dean Ripa:

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/10/os-primeiros-10-minutos.html

Um caso envolvendo criança, com choque em 30 minutos, e morte em 90 minutos:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/01/sobre-o-tamanho-verdadeiro-de-lachesis.html


Acidentados que sobreviveram para contar, os casos Rosenvaldo e Tureba:

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/03/a-surucucu-e-super-
companheira-eu-e-meu.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/05/matrix-sincronicidade-e-sorte-na-vida.html





3 comentários:

  1. No caso do menininho Jaques do Amor Divino, que o relataram várias picadas, a primeira picada inocula todo o veneno ?
    Depende, cada caso é um caso .
    Pode inocular todo o veneno mas ainda assim atacar com picada em defesa ao que ela entende como agressão ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. descobriu-se que serpentes tem controle, parcial que seja, sobre o debito inoculado, e este nunca é total; até em extrações manuais é muito dificil 'secar' a glandula

      Excluir
  2. Bicho inteligente. O que será que acontece pra elas lançarem a quantidade certa de veneno em uma duas três picadas simultâneas .... Seria interessante medir essa ação acontecendo ... Mta tecnologia para mensurar o veneno sendo injetado na vítima em cada picada..mas seria genial

    ResponderExcluir