Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Frutos do NSG no Ecuador (Costa Rica, Venezuela...)




Recebo hoje este email de Dr. Raul. Seguindo nossa metodologia obteve nascimentos de Lachesis em cativeiro, e agora está em dificuldades na difícil etapa seguinte, a de alimentar os bebês e vermifugá-los.

Vamos lá:


Hola soy el Dr. Raúl Martínez del serpentario del instituto de Higiene del Ecuador, a mi me nacieron en cautiverio unas lachesis muta gracias a los consejos de la vez pasada mis culebritas han logrado sobrevivir 4 meses sin ninguna novedad, mi inquietud es  cuantas veces a la semana se las puede alimentar, ya que desde que nacieron solamente les doy de comer una vez por semana y les doy aproximadamente el 10 % del peso  pero un avez que termino de darles de comer hay unas serpientes que se asoman por la ventana de la caja como pidiendo mas alimento,  le quisiera dar de comer 2 veces por semana pero no se si les cause algun daño, y por suerte todas las serpientes comen solas y ya no tengo que darles alimentacion inducida, le estoy dando de comer ratones blancos.

Ademas a 2 serpientes les e recolectado las heces frescas y le he hecho un examen coproparasitario y me identificaron huevos de oxiuros, no se si puedo tratarlos a esta edad y que medicamento me recomiendan ustedes.

Saludos a la Distancia.

Raul


CARÍSSIMO DR. RAUL:

1) ALIMENTO OS FILHOTES UMA VEZ POR MÊS EM MESES FRIOS (MEDIA 21-24°C), E DUAS NO MAXIMO EM MESES MAIS QUENTES (MEDIA 24-28°C). OFEREÇO FILHOTES DE WISTAR AINDA COR DE ROSA, SEM PELOS, COM UMA SEMANA DE NASCIDOS. PODE OFERECÊ-LOS VIVOS, COLOCANDO UM RATO POR COBRA NUM AMBIENTE ESPAÇOSO, AO ENTARDECER. SE PELA MANHÃ O RATO AINDA ESTIVER LÁ, REMOVA E TENTE DE NOVO POR UMA SEMANA. 50 DIAS SEM ALIMENTAÇÃO PARTO PARA ALIMENTO FORÇADO. TÉCNICA DIFÍCIL EM COBRAS MUITO PEQUENAS E QUE DEVE SER EVITADA AO MAXIMO. MAS ATENÇÃO, SÓ OFEREÇO ALIMENTO AOS RECÉM NASCIDOS APÓS SUA PRIMEIRA MUDA DE PELE, AOS 30 DIAS DE VIDA, MAIS OU MENOS.



Individualizar o tratamento aos filhotes é essencial, aqui nossa forma low budget de abordar a questão



COM O TEMPO, A PARTIR DOS 3-4 MESES ALGUNS INDIVÍDUOS SE DESTACARÃO DOS DEMAIS, E DEIXO POR CONTA DA NATUREZA SEU RITMO ALIMENTAR. TODA VEZ QUE DEFECAM OFEREÇO RATO NO DIA SEGUINTE, HÁ COBRAS QUE COMEM 04 VEZES POR MÊS, SEM PROBLEMAS. NÃO SE PODE PERMITIR É GULA, QUE A MESMA COBRA COMA TRÊS RATOS DE UMA VEZ, VISTO QUE EVENTUAL REGURGITAÇÃO PROVOCA LESÃO ESOFÁGICA MUITO FREQUENTEMENTE.



Espero que estas imagens possam dar ao Sr. uma noção do tamanho dos ratos oferecidos para filhotes de até 3-4 meses. Mantenho biotério com Wistar, Balbick C 47 e Swiss (abaixo, da esquerda para direita, nessa ordem) exatamente por isso, cada tipo de rato destes tem ninhadas e desenvolvimento de tamanho único, e escolho o rato a ser oferecido individualmente, baseado no que julgo ser a embocadura máxima do filhote.



O ponto na embocadura é critico no genero Lachesis: qualquer Bothrops jararacussú de 1,60 mts come um porquinho da Índia de 500 gramas. Eu não ofereço nada com mais de 300 gramas nem para cobras de 2,50 mts. O longo tubo digestivo, para digestão lenta em ambiente frio, de baixo metabolismo, pede naturalmente presas pequenas, que não se transformarão numa bomba de gás pútrido no meio do caminho




QUANTO AO OXIÚROS, UMA 'PRAGA' TEMÍVEL, QUE ESPOLIA PROVOCANDO ANEMIA, QUEDA DO ESTADO GERAL, DO RITMO ALIMENTAR E LEVANDO A MORTE. PODE DAR 1/4 DE UM COMPRIMIDO DE CANEX PREMIUM (COM IVERMECTINA), PARA CACHORROS ATÉ 5 KG, À CADA FILHOTE. É O QUE FAÇO. O COMPRIMIDO É INTRODUZIDO NO ANUS DE UM WISTAR RECÉM NASCIDO, QUE É PASSADO EM OVO PARA ESCORREGAR, E INTRODUZIDO ESÔFAGO ABAIXO NO ANIMAL. O RATO DEVE SER MORDIDO PELA COBRA, INOCULANDO VENENO, PARA FACILITAR A DIGESTÃO E LIBERAÇÃO DA DROGA. ALIMENTAÇÃO FORÇADA COMO FAÇO, O SR. PODE VER AQUI:


































Mais imagens

NÃO SE ESQUEÇA DE VERMIFUGAR SEUS RATOS. DEIXE-OS COMENDO RAÇÃO DE CACHORRO POR UM DIA, SEM AGUA. MUITO SAL, MUITA SEDE. NO DIA SEGUINTE OFEREÇA 100 ML DE AGUA COM 1 ML DE IVOMEC (IVERMECTINA) PARA 03 RATOS ADULTOS WISTAR, REPITA A OPERAÇÃO A CADA 6 MESES EM TODO O BIOTERIO. EM SERRA GRANDE OS RATOS SÓ BEBEM AGUA MINERAL, NASCIDA NO MEU TERRENO, OU COLETADA DE CHUVA (OBRIGADO JS !!!). CERTIFIQUE-SE QUE SUA AGUA NÃO VEICULA AMEBA E GIARDIA, ESTES PARASITAS PEDIRÃO APLICAÇÃO DE BENZOILMETRONIDAZOL ADICIONAL.


AVALIE POR FAVOR ESTE LINK BEM COMPLETO SOBRE PARASITOSES EM LACHESIS:


http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/06/pergunta-preto-resposta-azul.html


GRANDE HONRA CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DE LACHESIS NO ECUADOR,

DISPONHA ...


3 comentários:

  1. A luz precisa ficar em cima da mesa. Embaixo da mesa, não ilumina ninguém!! Rocha

    ResponderExcluir
  2. Impressionante, você aprendeu a alimentar , vermifugar "fazer acontecer "a reprodução em cativeiro...mostrou e ensinou como fazer a quem quis saber ( pelo blog sem segredos )e os burocratas de plantão não enxergam a seriedade e profissionalismo do seu trabalho.
    Confia q logo logo chegará.


    Luz em cima da mesa e na mente dos limitados
    .
    Saulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita Saulo, e essa atitude de compartilhar nasceu de vivencias de quando iniciei muito ignorante mesmo os trabalhos, em 2001. Os primeiros ovos em 2004 fizeram-me entrar em panico e recorrer às autoridades acadêmicas para aprender encubação, e um deles, de forma deliberada, deu-me instruções precisas que levariam à 'morte' e não à eclosão, de todos os ovos, o que de fato ocorreu. Quando mais tarde entendi o que havia ocorrido, e que os egos não pensavam em preservação mas em primazias, iniciei a divulgação de tudo o que fiz e deu certo. Confira as palavras de Warrel à respeito, na postagem 'Sobre outros partos' (é só jogar na caixa de busca no alto à esquerda na pagina inicial). Abraço, R

      Excluir