Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sábado, 16 de junho de 2012

Morte súbita em Lachesis cativas


Dentre os Viperídeos brasileiros, a surucucu é o animal mais frágil, e que apresenta maior grau de dificuldade para manutenção em cativeiro.

Recebo a pouco a seguinte correspondência:

Caro amigo Rodrigo,

Acabei de perder a Ferrari da coleção.

Estava comigo desde 2010, trocou de pele 12 vezes, alimentava-se quase toda semana.

Ontem estava bem e hoje a encontro contorcida, de barriga para cima.

Estava com 1,97 mts e 3.454 Kg.

Você já teve este tipo de problema por aí ? O animal aparenta estar bem e do nada vir a morrer ?

Tem alguma suspeita ?




Em primeiro lugar, lamento, mas morte súbita não é - infelizmente - uma novidade para os que se dedicam ao gênero. Mantenha o animal congelado. Formolização pode dificultar a investigação e a necropsia.

Antecedendo a necropsia algumas considerações. Num modelo de caixa para Lachesis como o abaixo, de 2,00 mts x 70 x 70 cm, usa-se muito silicone. O produto SilTrade Manutenção RTV não contem metais pesados e fungicidas, comuns em outras formulações, e que podem matar o animal.




Asfixia mecânica por porocephalus pode ser causa de morte súbita. Parasitas grandes (6cm), só removíveis por endoscopia, podem obstruir a traqueia num animal aparentemente são.




Necropsia no Nucleo Serra Grande: pulmão congesto, repleto de vermes adultos, que ao morrerem provocaram 'reação de corpo estranho' e pneumonite (inflamação pulmonar) seguida de pneumonia (infecção bacteriana no sitio da inflamação), levando o animal a insuficiencia respiratoria e morte. OU SEJA, não se pode esperar para vermifugar, se a cobra cheia de parasitas no pulmão receber anti parasitarios, morrerá. O segredo é rotina semestral na medicação: tanto todas as cobras quanto bioterio, o que impedirá em parte as infestações maciças, que são no fundo, incontroláveis.


Outra causa de morte súbita é manipulação de animais em processo de digestão, ou que sofrem pequenas quedas: os ligamentos internos são frágeis demais, e uma vez rompidos, ocorrem hemorragias rapidamente fatais. Uso do laço tende a provocar trauma raquimedular em Lachesis.

Infestação por Paramixovirus (PMV) normalmente mata em 10 dias em media, mas segundo Ripa, que é acessorado por Veterinários especializados, pode matar em 24 hs indivíduos aparentemente hígidos. O Brasil é hoje foco endêmico de PMV, trazido de fora do país, devastador ao atingir animal sem imunidade.

Os extremos de temperatura do mundo de Lachesis são 17-27° C, abaixo ou acima disso na manutenção é problema certo. Susceptibilidade a infecção de um lado, e do outro regurgitações, com possibilidade  de lesão esofágica.

Até que ponto a morte foi realmente súbita ?

Um animal raramente visto 'na integra' pode estar em curso terminal sem que nos atentemos para o fato.

É esse o nosso ponto de vista mais frequente ?



Possibilidade de inspeção visual do abdome pode revelar 'pink belly' inicial, tratável. É uma  infecção mista, fúngica e bacteriana, normalmente ocasionada por substrato úmido, e que rapidamente evolui para sepse e morte



É possível antecipar graves problemas antes do curso terminal. Se o substrato do recinto é orgânico, ou ele permanece 100% seco e renovado, ou Pseudomonas ssp., Providencia ssp., Proteus ssp., Aeromonas hydrophila e Escherichia coli surgirão previsivelmente, causando pneumonias rapidamente fatais

Receita para complicações: substrato úmido e com dejetos - um meio de cultura bacteriano - umidade excessiva condensando no vidro do recinto pouco aerado e sem acesso a luz solar, também utilizado como 'mesa' para outros repteis da coleção, facilitando infecção cruzada.




























Resumindo, há morte súbita, e morte aparentemente súbita em Lachesis cativas. Há o evitável, e a causa mortis desconhecida, inesperada e aguda, mas cujos agentes causais podem estar relacionados aos fatores ou condições enumerados em negrito neste texto. Necropsia revelando granulomas em pulmões, rins e figado sugerem cronicidade: doença em curso, animal 'bem', e subitamente, morte.

Fig. 3.
Granuloma em figado de Natrix tessellata, cortesia Andrei Mihalca


LEIA TAMBEM: http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/06/pergunta-preto-resposta-azul.html


3 comentários:

  1. Trabalheira com essas meninas ,
    Quanto cuidado ,

    ResponderExcluir
  2. Resumindo , morte súbita em Lachesis pode ter sido previamente anunciada .
    Faltou saber ler os sinais .

    ResponderExcluir
  3. EXATAMENTE, essa é a mensagem (oculta) do texto.
    R

    ResponderExcluir