Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

domingo, 22 de julho de 2012

A incrível historia da primeira Lachesis descrita para o Rio Grande do Norte, e de gente que faz sua própria lei ou, colocando a Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a faca e o queijo na mão....


10/08/2008: "Consegui umas Lachesis novas, Lachesis acrochorda a mais rara das Lachesis, e a primeira Lachesis muta que se tem noticia do RN, o animal foi coletado na cidade de Bahia Formosa no litoral sul do Rio Grande do Norte, bicho bem diferente cabeça negra sem nenhuma mancha parece uma melanocephala só que avermelhada como qualquer muta da Mata Atlântica


Localização de Baía Formosa

Local do maior remanescente de Mata Atlântica do estado, a Mata da Estrela com mais de 2000 hectares, e divisa com a Paraíba, onde Lachesis é descrita, Bahia Formosa é um porto natural, unica baia do Rio Grande do Norte, lugar encantador.

Baía Formosa, RN.jpg


O animal em questão é fruto do trafico ilegal de animais silvestres no Brasil.

O autor do texto que abre esta postagem é um advogado do Rio de Janeiro, um colecionador, autoridade informal reconhecido em alguns meios da Herpetologia acadêmica, e que me escreveu sob pseudônimo.

Em 31/05/2006 ele se apresenta assim: "... não sou da área não sou Biólogo, sou formado em Direito pela UFRJ e me dedico desde os 8 anos de idade a manutenção desses animais como hobbie, já obtive sucesso na reprodução de diversas Bothrops nativas do Brasil e agora estou tentando reproduzir Lachesis, possuo 4 animais saudáveis que se alimentam muito bem em cativeiro, como não tenho o espaço que o senhor possui para manter esses animais em um local que se assemelhe ao ambiente natural, acabei tendo que lançar mão da tecnologia que já é muito usada nos EUA, por herpetocultores, para manter com relativo sucesso tais indivíduos e os resultados estão vindo em minha criação amadorista in door. Sei que sou um criminoso"

É texto de quase duas laudas. Fiquei muito impressionado com a quantidade de 'inside information' desta pessoa, sobre bastidores e medalhões dos grandes institutos de produção de soro brasileiros. Fazendo cruzamento de dados que esta pessoa me passava, com dados que eu já tinha levantado com gente de dentro destes institutos, pude perceber que ele sabia o que estava falando: muita farsa na manutenção e reprodução de Lachesis, muita vaidade, e acima de tudo uma grande vontade de destruir nosso trabalho no Sul da Bahia.

Em 04/06/2006 o tal advogado escreve:

"Eu sei que o senhor não conhece esse submundo onde eu e outros colecionadores estamos mas a coisa é realmente como eu lhe disse, muitos Gringos  acham que podem chegar aqui e ir levando nossos animais, eu tenho larga experiência em coleta, e sei que as coisas não são fáceis..."

Submundo ou não, pude rapidamente perceber que não lidava com um amador nas questões de lida, sistematica, taxonomia. Para minha grande surpresa, a mais completa coleção de Bothrops do Brasil estava na mão de um criador clandestino, bem como inigualáveis resultados na reprodução em cativeiro daquele gênero.




Cópula de Bothrops venezuelensis, nascimentos de Phortidium, extinta na natureza no Equador. Imagens que provavam a competência que eu intuía no tal sujeito. Mas restava o enigma da reprodução de Lachesis em cativeiro, e do alto da sua experiencia reproduzindo tudo o que lhe caia em mãos, o tal advogado me lança um desafio construtivo, não acreditando - como ninguém acreditava - em meus métodos arcaicos:
"Eu sou um mero colecionador Dr. Rodrigo, um dos grandes mas não passo de
mero colecionador, tenho 5 Lachesis e essas 5 jamais irão salvar uma população,
mesmo reproduzindo todo ano, não há amplitude genética para isso, mas foi como eu 
lhe falei e até irei lançar um desafio a você: Você continua com seu método, 
eu seguirei com o meu, e vamos ver quem terá a primeira ninhada de Lachesis 
muta rhombeata, esse é um desafio saudável para nós 2, quem conseguir 
primeiro, publica um artigo com dados, fotos e etc.. em PDF e lança para o 
meio cientifico o primeiro caso realmente documentado de acasalamento, 
gestação, postura, incubação e nascimento de Lachesis muta rhombeata do 
mundo.

Tentar reproduzir é uma coisa Dr. Rodrigo, reproduzir verdadeiramente é 
outra, e você ainda não conseguiu reproduzir nada. Você vai chegar ao Topo quando 
reproduzir e documentar todos os estágios, passar para um PDF e lançar na 
cara da comunidade cientifica. Aí sim você vai humilhar TODA a elite de
Merda da Herpetologia desse país,criando como você cria, eles ainda se sentem por
cima e ainda tem a audácia em tentar tomar seus animais, por que você esta no mesmo
patamar deles, não reproduziu nada ainda.

O Desafio esta lançado, vamos ver quem reproduz isso primeiro, eu estou na 
desvantagem, tenho apenas 5 animais, mas acho que ganho mais essa, como 
também ganhei com Porthidium arcosae. A única diferença é que se eu ganho 
não tem valor algum, mas se você ganha, há um real valor e inestimável para 
a espécie. Você é o único que pode salvar uma população endêmica da nossa 
Mata Atlântica, e isso é um FATO INCONTESTÁVEL"
Em 01/03/2007 comunico que 'venci a aposta' com fotos de nascimentos de muitos
filhotes, e recebo a resposta:
"Congratulações e mais congratulações por esses filhotes, agora sim, prepare 
uma bela descrição que eu faço isso rodar o mundo, para que todos saibam, 
para que todos os herpetólogos respeitados conheçam e respeitem o seu 
CRIATÓRIO por que agora sim vocês tem um criatório, antes desses filhotes 
você tinha apenas um aglomerado de Lachesis e nada alem disso, você 
conseguiu posturas e mais ... conseguiu eclodir os ovos, agora é a recria, o 
que não é difícil, ainda mais pela qualidade desse filhote que aparece bem 
na fotografia, o animal esta em ótimo estado físico com certeza irá vingar, 
mas essa já é outra etapa, a inicial você já ultrapassou, conseguiu uma 
postura, e nascimento de filhotes com ótima qualidade, é isso que você 
precisa esfregar na cara do ****, é isso que você precisa esfregar na cara 
dos biólogos por ai que querem detonar com seu CRIATORIO, papo furado, 
brigas via email, provocações e acusações mesmo que verídicas não estavam 
contribuindo muito. Mais uma vez parabéns". Confira as imagens abaixo....

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/01/carl-gustav-jung-e-o-clube-da-surucucu.html
Pasmo, continuava recebendo correspondências que revelavam um absoluto destemor, pela vida de clandestino e pela lida com animais especialmente difíceis. Quando apelei para a atenção à segurança, recebi a resposta abaixo das imagens....





"Não há como adquirir soro ilegalmente, como adquiro qualquer espécie que seja, o soro é complexo, não sai dos países sem autorização lá e cá, então conto com as medidas de segurança absoluta, não dou oportunidade para que os acidentes ocorram. Najas são complexas realmente, no momento tenho 13 animais de 6 espécies diferentes, e tenho o maior cuidado com todas elas, as cuspideiras são complexas no manejo, mas as do Norte do Africa são as mais rapidas. Aqui onde estou tenho só 3 fotos, e vou lhe mandar ... uma de Naja kaouthia albina femea, ainda bem jovem, outra de uma jovem fêmea Naja legionis que ficará totalmente negra quando adulta e a ultima uma Cerastes cerastes, bichinho dos mais interessantes. Hoje minha coleção é a maior da America do sul e central, com maior numero de gêneros e espécies peçonhentas ... isso claro, depois de 2 importações que somaram 108 animais importados, fora as espécies brasileiras e algumas da exóticas que eu ja mantinha. Tenho um esquema infalivel para importar o que quer que seja, é um pouco caro mais vale a pena. O meu esquema é 100% seguro mas também 100% ilegal ... consegui stenophrys e o mesmo cara me garante um casal de melanocephala, mas até agora, não achou filhotes a venda para comprar por la e me mandar, alem disso, com certeza ele esta procurando um preço bom"
Mas de repente o cara sumiu de vez, espero sinceramente que os bichinhos acima nada tenham a ver com isso. E é essa a incrível historia da primeira Lachesis do Rio Grande do Norte, e de um sujeito sem medo, sem limites, mas para mim - bandido ou não - de grande credibilidade se o tema é herpetologia.
O Reptile Database já sinaliza para a ampliação da distribuição geográfica da surucucu da Mata Atlântica

http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Lachesis&species=muta


2 comentários: