Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Apocalipse agora



"I wanted a mission, and for my sins, they gave me one"  (Martin Sheen em 'Apocalypse Now', de F.F. Coppola)


Há um quadro em Serra Grande com nossa missão estampada: contribuir para a preservação das ultimas surucucus da Mata Atlântica cuidando também do homem, dando emprego e tirando da linha da pobreza gente vinda do extrativismo ilegal de subsistência.

Milhões de vezes repetimos que 'sobrou 7% dos habitat destes animais', e enquanto falamos, mais um 'condomínio' surge em nossa vizinhança, quebrando o corredor ecológico entre a reserva Salles ao norte, e a reserva Leal, ao sul. Surucucu-do-deserto seria denominação mais adequada frente às perspectivas.

No Norte e Noroeste, a mesma toada da costa Leste. Por toda parte, metástases.




Ilustrando mais um pouco: o garimpo abaixo foi localizado, denunciado, autuado e fechado com 60 homens trabalhando ilegalmente, isso em 2013. Quem retornar à área hoje - Pacajá, Pará - encontrará outros 70 garimpos ilegais em atividade, com 600 homens trabalhando. Mercúrio por todo lado, desmatamento, caça para alimentar essa gente toda.










Fui ao cinema com Luca e Gabriel, e escutei reconfortado, que quando se busca evitar a extinção de um vivente qualquer, trabalha-se para que 'uma pequena parte da Criação não se perca'.

A atualidade de 'Noé' reside em retratar nossa infinita capacidade de destruição como a gênese de reações naturais violentas, tais quais mudanças climáticas, epidemias e afins:



O Dilúvio começou.





4 comentários:

  1. Li em algum lugar deste site que a surucucu pode estar extinta no Rio de Janeiro mas a poucos dias tropecei em fotos de um exemplar no site sobre a Reserva Biológica União que foram publicadas pelos fotógrafos Marcos Felipe da Rocha Pinto e Carina Araújo da Silva, achei que essa informação poderia ser interessante para vcs do Núcleo Serra Grande.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira por favor a postagem ' Luz no fim do túnel no Rio de Janeiro'
      R

      Excluir
  2. E o condomínio não saiu , Dr.
    Uma benção ... Nada como ter bons vizinhos

    ResponderExcluir
  3. EXATAMENTE, agradeço a 'São João'

    ResponderExcluir