Considero um milagre que um ovo sobreviva por um único dia sequer dia no solo da Mata Atlântica: teiú, caititu, tatu, paca, irara, formiga, mosca, mofo, alagamento, desmatamento, gente. Legião de fatores contrários à sobrevida deste ente passivo, o ovo.
Em 22 de maio der 2011 postei a noticia de uma encubação de ovo de Lachesis de 91 dias, aqui: http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/05/milagre.html
Essa datação foi recebida com descrença, 60-70 dias no máximo são as medias conhecidas entre outras especies ovíparas, mas como já disse, tudo é novo nesse gênero das surucucus, a historia ainda está sendo escrita, agora.
Medimos as temperaturas de dezembro a março, a época mais quente do ano, no interior de um falso buraco de tatu que escavamos no Núcleo Serra Grande: minima 21° e máxima 24°C. Reproduzimos este exato gradiente de temperatura num grupo de 11 ovos, e as eclosões se deram entre 94 e 100 dias, rigorosamente cronometrados.
Esse é provavelmente o tempo de encubação de ovos Lachesis na natureza, ou mais especificamente na Mata Atlântica preservada. Ovos sobrevivendo aos rigores deste ambiente por 90 - 100 dias, só sendo guardados por ambos os genitores neste período, e olhe lá.
100 dias de espera, milagre em Serra Grande |
A viviparidade é gritante vantagem evolutiva, e que permite adaptação a áreas degradadas. Ovos de Lachesis são porosos, e não sobrevivem a ambientes antropizados, de baixa umidade. Em áreas onde os gêneros são simpátricos, Bothrops asper já se rivaliza e mesmo ultrapassa Lachesis em população e tamanho.
CONFIRA: http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/07/supremacia-lachesis-em-cheque.html
Mais sobre ovos de Lachesis;
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/09/mole-ditmars-amaral-e-o-enigma-dos-ovos.html
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/07/sobre-os-ovos.html
http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/10/retirada-de-ovos-da-femea.html
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/01/carl-gustav-jung-e-o-clube-da-surucucu.html
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/08/herpetologista-mirim-pergunta-sobre.html
http://www.lachesisbrasil.com.br/download/BulChicagoHerpSoc_Vol42Num3pp41-43%282007%29.pdf
Com estas características biológicas, 7% de habitat residual, condomínios prosperando e quebrando corredores entre ilhas verdes - isolando populações - o que esperar do futuro da surucucu da Mata Atlântica na natureza, em 50 anos ?
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/06/metamorfose.html
"A estória ainda está sendo escrita...."à espera do sagrado .
ResponderExcluirOvos de quase Páscoa ...