Desci do avião ontem às 17:30 hs, de Serra Grande direto para um plantão de cirurgia. Só agora, exausto, me dei conta da intensidade dos últimos dias.
Calma relativa no Núcleo. A agitação do Mapiguarí contrastava com a leveza da onça-rosa ...
Alheio às emoções gerais, seguia em meu trabalho meticuloso, delicado, sem margem para erros ...
Imobilizar com uma mão, contando com o Bushamp na retaguarda, e fotografar cientificamente com a outra mão. Não sem antes uma pequena maquiagem: a vasilha verde contem água, que com o pincel amarelo aplico sobre o dorso da cabeça das Lachesis, realçando o desenho na cabeça do animal.
Entenda o Bushamp http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/06/o-bushamp.html
Nada marca surucucus, senão o 'arabesco de cabeça'. Um microchip pode ser extraído de animal morto e inserido num recém retirado da natureza. Já o arabesco, esse é 'impressão digital' única e permanente no bicho.
No NSG cruzamos chip com registro do arabesco, para que as autoridades tenham uma marcação à prova de fraude, e para que eu como tratador, tenha referencias práticas fundamentais: quem comeu e quem não comeu, quem está com muda aderida, quem oferece mais risco na lida, e etc.
Dois exemplos de registro padrão NSG, abaixo ...
Uma fêmea sub adulta com chip 9247 apresenta o seguinte arabesco de cabeça
Enquanto o macho sub adulto de chip 9279, com o arabesco de cabeça registrado acima, recebeu a marcação 'três estrelas' por ser o animal mais perigoso de todo o plantel. Eu diria que 'uma em cem' surucucus faz justiça ao verbete Tupy Gurani 'su-ú-u', ou 'bote bote bote', ou 'aquela que dá botes repetitivos' (Silveira Bueno). Este animal é uma dessas Lachesis. Foram três botes em sequencia rápida e movendo-se em minha direção, ao mero posicionamento para a lida e antes de tocar-lhe.
A coleção cientifica NSG também passou por revisão ...
A correta destinação de um animal morto pode ser a diferença entre uma suspeita de tráfico, ou um estreitamento dos laços de confiança entre criador x autoridades ambientais.
Agora descanso, à noite tem mais sangue, mais violência, mais cirurgia ... saudades da agitação do Mapiguarí* ...
*criação de Naco Sales, meu amigo Telepata
Muito bom.
ResponderExcluirRodrigo, a necessidade aliada a sua criatividade e a mae da invenção. Isto para o Busch... e outros que você tem ai.
Abracos