Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

terça-feira, 29 de abril de 2014

Cumprindo ordens



Trabalho pesado em Serra Grande nos últimos dias. Autoridades assistindo: 'posso ter presenciado o melhor manejo do Brasil ...', escutei de uma delas.

Cumprindo ordens, todo o plantel foi sexado, microchipado, e está 'na mão', minha e da fiscalização.




Na placa abaixo lê-se que no serpentário 01 (S1), existem 04 fêmeas sub-adultas (FSA) de números (chips) 9247, 9110, 9662 e 9320. E assim vai por outras N unidades do Núcleo.




Após o procedimento invasivo, animais em recinto seco por 24 horas, para melhor cicatrização ...




E assim seguimos rumo à legalidade plena, e às autorizações que nos permitam vir a ser um dia:

'Uma empresa autossustentável, capaz de contribuir para a preservação da ultimas surucucus da Mata Atlântica, ao mesmo tempo em que contrata de forma crescente funcionários vindos do extrativismo ilegal de subsistência'

Saúde geral do plantel e estrutura física adequada, foi o que pudemos apresentar à estes Funcionários Públicos de primeiríssima linha, verdadeiros orientadores.





Impossível negar um certo orgulho, nós que em 2004 eramos isso (abaixo), 'por não saber que era impossível, fomos lá e fizemos' ....





Duro é deixar o Núcleo, voltar à realidade, ao Dilúvio ...







quarta-feira, 23 de abril de 2014

Apocalipse agora



"I wanted a mission, and for my sins, they gave me one"  (Martin Sheen em 'Apocalypse Now', de F.F. Coppola)


Há um quadro em Serra Grande com nossa missão estampada: contribuir para a preservação das ultimas surucucus da Mata Atlântica cuidando também do homem, dando emprego e tirando da linha da pobreza gente vinda do extrativismo ilegal de subsistência.

Milhões de vezes repetimos que 'sobrou 7% dos habitat destes animais', e enquanto falamos, mais um 'condomínio' surge em nossa vizinhança, quebrando o corredor ecológico entre a reserva Salles ao norte, e a reserva Leal, ao sul. Surucucu-do-deserto seria denominação mais adequada frente às perspectivas.

No Norte e Noroeste, a mesma toada da costa Leste. Por toda parte, metástases.




Ilustrando mais um pouco: o garimpo abaixo foi localizado, denunciado, autuado e fechado com 60 homens trabalhando ilegalmente, isso em 2013. Quem retornar à área hoje - Pacajá, Pará - encontrará outros 70 garimpos ilegais em atividade, com 600 homens trabalhando. Mercúrio por todo lado, desmatamento, caça para alimentar essa gente toda.










Fui ao cinema com Luca e Gabriel, e escutei reconfortado, que quando se busca evitar a extinção de um vivente qualquer, trabalha-se para que 'uma pequena parte da Criação não se perca'.

A atualidade de 'Noé' reside em retratar nossa infinita capacidade de destruição como a gênese de reações naturais violentas, tais quais mudanças climáticas, epidemias e afins:



O Dilúvio começou.





quarta-feira, 2 de abril de 2014

Surucucu e o milagre dos 100 dias



Considero um milagre que um ovo sobreviva por um único dia sequer dia no solo da Mata Atlântica: teiú, caititu, tatu, paca, irara, formiga, mosca, mofo, alagamento, desmatamento, gente. Legião de fatores contrários à sobrevida deste ente passivo, o ovo.

Em 22 de maio der 2011 postei a noticia de uma encubação de ovo de Lachesis de 91 dias, aqui: http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/05/milagre.html 

Essa datação foi recebida com descrença, 60-70 dias no máximo são as medias conhecidas entre outras especies ovíparas, mas como já disse, tudo é novo nesse gênero das surucucus, a historia  ainda está sendo escrita, agora.

Medimos as temperaturas de dezembro a março, a época mais quente do ano, no interior de um falso buraco de tatu que escavamos no Núcleo Serra Grande: minima 21° e máxima 24°C. Reproduzimos este exato gradiente de temperatura num grupo de 11 ovos, e as eclosões se deram entre 94 e 100 dias, rigorosamente cronometrados.

Esse é provavelmente o tempo de encubação de ovos Lachesis na natureza, ou mais especificamente na Mata Atlântica preservada. Ovos sobrevivendo aos rigores deste ambiente por 90 - 100 dias, só sendo guardados por ambos os genitores  neste período, e olhe lá.



100 dias de espera, milagre em Serra Grande


A viviparidade é gritante vantagem evolutiva, e que permite adaptação a áreas degradadas. Ovos de Lachesis são porosos, e não sobrevivem a ambientes antropizados, de baixa umidade. Em áreas onde os gêneros são simpátricos, Bothrops asper já se rivaliza e mesmo ultrapassa Lachesis em população e tamanho.

CONFIRA:  http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/07/supremacia-lachesis-em-cheque.html

Mais sobre ovos de Lachesis;

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/09/mole-ditmars-amaral-e-o-enigma-dos-ovos.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/07/sobre-os-ovos.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com/2011/10/retirada-de-ovos-da-femea.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/01/carl-gustav-jung-e-o-clube-da-surucucu.html

http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/08/herpetologista-mirim-pergunta-sobre.html

http://www.lachesisbrasil.com.br/download/BulChicagoHerpSoc_Vol42Num3pp41-43%282007%29.pdf


Com estas características biológicas, 7% de habitat residual, condomínios prosperando e quebrando corredores entre ilhas verdes - isolando populações - o que esperar do futuro da surucucu da Mata Atlântica na natureza, em 50 anos ?



























http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2013/06/metamorfose.html