Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 18 de março de 2011

COM A PALAVRA, A 'FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS', DE BELO HORIZONTE - MG




Se sou alguém hoje nesse mundo das cobras, devo-o em parte à FUNED.

Aos 12, 13 anos de idade, meu programa favorito era ir para a Gameleira para aprender com "SEU GUILHERME", funcionário antigo, AUTORIDADE humilde, como ABADE da CEPLAC, e que mantinha, triava e fazia extrações nas cobras da instituição.

Nunca me esquecerei do cheiro das baias. Dos pés amputados no formol, daquele mundo maluco que mexeu com a criança que de certa forma ainda sou.

40 anos passados, recebo a nata da instituição para avaliar in loco e olho no olho o que faço em Serra Grande, e tenho o feedback abaixo.

Maior honra impossível:




Lachesis muta rhombeata precisa de ajuda


A Fundação Ezequiel Dias – Funed é uma instituição de referência nacional no desenvolvimento, pesquisa e produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais para uso humano, sendo um dos três laboratórios públicos no país a produzirem estes soros. Toda a produção é direcionada exclusivamente ao atendimento às demandas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, cujos soros produzidos são distribuídos às 27 Unidades Federadas do Brasil e daí às regionais ou diretamente aos municípios. Sua utilização é exclusivamente restrita à ambiente hospitalar.

            No processamento dos plasmas heperimunes para a produção dos soros heterólogos de uso humano, a produção do antígeno de imunização dos eqüinos soroprodutores, é uma etapa crucial nesta cadeia produtiva. Anualmente milhares de pessoas são vitimados por acidentes ofídicos de gravidades variáveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, ocorrem de 19 mil a 22 mil casos de acidentes ofídicos notificados por ano, sendo destes,  3,2 % ocasionados  por serpentes do gênero Lachesis.

Apesar deste índice relativamente baixo, e concentrado mais na região norte do país, temos extrema necessidade dos venenos produzidos por estes animais, uma vez que se torna difícil mantê-los em cativeiro pela sua baixa sobrevida quando retirado do seu habitat natural, aliado ao fato de que poucos animais são recebidos na Funed, e como conseqüência imediata, a produção quantitativa de antígeno se torna insuficiente para as imunizações dos eqüinos, controle de qualidade e estudos de estabilidade dos soros botrópico-laquéticos produzidos, assim como interrompem e/ou impedem a continuidade nos trabalhos de pesquisa em andamento.

Devido à grande importância dos venenos e toxinas de venenos de serpentes como potenciais agentes terapêuticos e de diagnóstico, os laboratórios do Serviço de Bioquímica e Química de Proteínas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias - Funed, sob a coordenação do Dr. Eladio Oswaldo Flores Sanchez, tem em andamento projetos de pesquisa tais como: “Potencial biotecnológico de moléculas dos venenos de serpentes ativas no sistema hemostático: Caracterização de estrutura e mecanismo de ação”, financiado pela FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Edital 01/2010-Demanda Universal.  Este projeto e outros têm como objetivos aprofundar os estudos de estrutura e ação mecanística de moléculas biologicamente ativas de venenos animais com ação no sistema hemostático humano, assim como a identificação, purificação, e elucidação das propriedades moleculares e funcionais de novas toxinas animais de interesse farmacológico verificando o potencial dessas moléculas como agentes terapêuticos e de diagnóstico.

     Um dos tópicos nos quais vimos trabalhando a mais de 20 anos são os diretamente relacionados com os venenos e derivados ativos de Lachesis muta. Temos publicado mais de 20 artigos científicos em revistas indexadas e vários capítulos em livros científicos. A continuidade em todos estes trabalhos quer sejam em nível de produção e controle de qualidade de soros heterólogos ou pesquisa e desenvolvimento, poderá seguramente ser reforçado com uma parceria técnico-científica com o Núcleo Serra Grande (NSG) sob a responsabilidade do Médico Dr. Rodrigo C. G. Souza.

         Em recente visita ao NSG juntamente com o pesquisador da Funed, Dr. Eládio Oswaldo Flores Sanches, PhD, certificamos ser este núcleo um centro de referência e talvez o único no país no que diz respeito à manutenção e reprodução em regime de semi-confinamento em habitat natural de Lachesis muta rhombeata. Ao nosso entender o Médico Dr. Rodrigo C. G. Souza é autoridade no conhecimento de biologia desta espécie de serpente bem como de fatores ecológicos necessários para o êxito da manutenção e reprodução desta espécie sem agredir a mesma ou o meio ambiente.  Outro ponto que nos deixou bastante impressionados foi a competência e seriedade com que o assunto “Lachesis” é tratado em toda a região de Serra Grande. Comunidades embuidas no espírito de preservação da espécie e conhecedores de sua elevada importância no âmbito científico e tecnológico (produção de soros). Iniciativas como estas do NSG devem merecer o apoio incondicional de autoridades competentes.

            Diante do acima exposto, esperamos que os órgãos competentes e responsáveis pela preservação da natureza, tenham participação ativa e efetiva quanto à regularização merecida do NSG junto aos mesmos, atestando desta forma o reconhecimento a um trabalho competente e sério ali desenvolvido e enriquecendo/colaborando em muito para a continuidade quanto às atividades científicas e tecnológicas neste âmbito, desenvolvidas no país.


Mauricio Abreu Santos                                                            
Divisão de Produção de Imunobiológicos – DPI
Diretoria Industrial - DI
Fundação Ezequiel Dias – FUNED
Email:
msabreu@funed.mg.gov.br
Fones: (31) 3314-4746 / 3314-4747
Fax:     (31) 3314-4748





Um comentário:

  1. BOA NOITE, MAURICIO.
    SOU LUCIO
    SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL DE RONDONIA, MORO NA CIDADE DE JI-PARANA.
    ESTUDANTE DE BIOLOGIA, E ESTOU ELABORANDO UM PROJETO DE CRIAÇAO DE SERPENTE PARA EXTRAÇAO DE VENENO PARA FINS COMERCIAIS, E MEU OBJETIVO E A CRIAÇAO DA ESPECIE SURUCUCU PICO DE JACA.
    ESTOU ENTRANDO EM CONTATO, POIS GOSTARIA DE ADQUIRIR OS ANIMAIS PARA COLOCAR EM PRATICA MEU PROJETO.
    MEU INTUITO E ME ESPECIALIZAR NA AREA DAS SERPENTES, PRINCIPALMENTE DESTA ESPECIE.
    GOSTARIA DE SABER SE HA POSSIBILIDADE DE DISPONIBILIZAR ALGUMAS UNIDADES QUE POSSA ME FORNECER, COMO DOAÇAO OU ATE MESMO VENDA.
    AGUARDO SEU RETORNO
    DESDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir