Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sábado, 6 de agosto de 2011

Warrel de novo, bom lembrar: em 50% das picadas não há inoculação



Antes de creditarmos qualquer beneficio a esse ou aquele tratamento empÍrico, é sempre bom ter Warrell em mente, que comentando picadas de cobras venenosas em "Snakebites in five continents" afirma:

"FIFTY PER CENT OF ALL BITES ARE DRY BITES"



"50 % das picadas não tem inoculação".



Esse paciente acima chegou até a mim em Itacaré contando que ao introduzir uma vareta num buraco de tatú para forçar sua saida, foi surpreendido pela rapida investida de uma "Apaga-Fogo" vinda do fundo da toca, mal tendo tempo de recuar, e sendo atigido no polegar da mão direita, acima. Garroteou o dedo (veja marcas do garrote da base do dedo), bebeu 'sumo de graviola' e procurou o hospital. A ausencia de dôr local, sem outras avaliações, me fez concluir por retardar qualquer medida mais agressiva. Para conforto psicologico do paciente, muito abalado e certo da morte, foi ligado soro glicosado 5% em uma veia periferica e o mesmo permaneceu em observação sem intercorrencias por 24 hs, recebendo alta hospitalar findo este periodo, com dados vitais estaveis.


Mantenha distancia de buracos de tatú em territorio de Lachesis

Um comentário: