Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cancer e Surucucu


A repórter Viviane Mottin, do 'Estado de São Paulo', trouxe esse assunto ao publico leigo em 2004, e desde então, volta e meia me perguntam algo a respeito. Alguns eufóricos, esperançosos, outros céticos, todos perdidos. Os especialistas por algum motivo não se pronunciam, como se aqui houvesse uma caixa preta, um segredo.




É fato: os trabalhos de CRESCENTI, em 2003 e 2011, demonstraram que o veneno de Lachesis muta inibiu o desenvolvimento tumoral em camundongos, impedindo sua nutrição por inibição da angiogênese. Sem vasos sanguíneos para nutrir o tumor, seu crescimento e disseminação são comprometidos.

SANZ e colaboradores, em 2008, observaram que camundongos portadores de tumores, inoculados com o veneno da surucucu, tiveram sobrevida aumentada em relação à grupo controle. Estes mesmos pesquisadores comprovaram que o veneno de surucucu inibiu em até 70%, a proliferação in vitro de células cancerígenas diversas, relacionadas aos canceres de mama, melanomas, pulmão, pâncreas e alguns linfomas.

SANTOS, em 2013, relata a presença de onze famílias proteicas no veneno da surucucu da Mata Atlântica. Dentre estas famílias proteicas, numa proporção de 22,41%, encontram-se enzimas chamadas 'inibidoras de proteases', que retardam desenvolvimento e metastatização de células tumorais, como demonstrado por XIE, em 2011.

É isso então, não é boato, nem esperança de curas imediatas, mas os canceres são mais uma linha de pesquisa promissora envolvendo o Gênero Lachesis.
         
                             


11 comentários:

  1. Onde pesquisam isso agora?!
    Você sabe ?

    ResponderExcluir
  2. em N grandes centros, do nivel do Instituto Clodomiro Picado e Butantan, mas com disse, é caixa preta, não se comenta

    ResponderExcluir
  3. Excelente notícia para as surucucus e para seu NSG .
    Possibilidades de um futuro bem melhor

    ResponderExcluir
  4. Acho esse link a melhor pesquisa de todas .
    Seria perfeito se desse tudo certo e conseguissem que está possibilidade virasse realidade.
    Tem dados recentes 2015/2016 de como andam esses estudos PUBLIQUE-OS !

    ResponderExcluir
  5. IMPORTANTÍSSIMO , ASSUNTO MERECEDOR DE DESTAQUE.
    Hora de divulgar nas redes sociais !

    ResponderExcluir
  6. Acredito que se essas pesquisas evoluirem para um resultado positivo de tratamento , aqui estará a solução para a sustentabilidade do NSG

    ResponderExcluir
  7. Sim , vc precisa agora .
    Entretanto ,o futuro para as surucucus auxiliando no tratamento de câncer sendo real , irá protegê-las e valorizá-las absurdamente.
    Vc tem um tesouro aî guardado com as Lachesis vivendo bem e se reproduzindo em cativeiro e com suas pesquisas... A longo prazo terá seu retorno

    ResponderExcluir
  8. é uma questão de matematica financeira que envolve o dia a dia dos meus filhos, e o futuro pode não chegar, MESMO

    ResponderExcluir