Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Crax e Kermode, em Serra Grande



Comentários irritados num de nossos videos. Um sujeito abomina essa ideia de que avançamos sobre habitats alheios. Considera tudo nosso, dos humanos, naturalmente e sem restrições. E para não perder a viagem, deixou também registrado que cobra boa é cobra morta.

Visão utilitária da natureza, neo-eco-antropocentrismo VERSUS o direito dos viventes como um todo.

A área do NSG tem um pomposo titulo de 'Reserva de Biosfera - Patrimônio da Humanidade - UNESCO'. Para quem não sabe UNESCO é o braço ambiental das Nações Unidas.

Região fragilíssima (93% já destruída), não comporta mais qualquer pressão antrópica. Toda e qualquer interferência quebra corredores ecológicos entre reservas particulares, e entre reservas particulares e o Parque Estadual do Condurú, isolando populações. É área onde no seculo XXI ainda são encontradas especies novas e concentrações populacionais inéditas de outras, sendo também o ultimo refugio de algumas.

No mapa abaixo, amarelo é o que era a mata, verde é o que é hoje. A seta aponta onde estamos:




Impossível não lembrar aqui do urso Kermode e do adolescente Simon Jackson, enfrentando e vencendo a fortíssima industria madeireira para garantir sobrevida a uma população de cerca de quatrocentos destes ursos. Seus esforços transformaram em reserva uma área de 6.500 km quadrados na ilha Princess Royal, Canadá.

Confira essa vitoria improvável:

http://www.huffingtonpost.ca/2013/06/07/simon-jackson-guardian-angels-of-the-planet_n_3404424.html

Nossa luta brazuca é menos badalada, mas tão justa quanto, e explico: a leste do Núcleo Serra Grande, numa estreita (4 km) faixa de Mata Atlântica, um animal ainda mais ameaçado acaba de ser localizado.

Estima-se que não hajam mais que duzentos e cinquenta Mutuns-do-Bico-Vermelho na natureza http://www.wikiaves.com.br/mutum-de-bico-vermelho  e esse casal abaixo foi fotografados no mês passado, justo na área em questão.




Tenho tido contato com a Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, e como já disse no post 'Cumprindo Ordens', encontrei ali um Funcionalismo Público diferente e que me enche de esperança. Mulheres no comando: respeito à Lei, ao cidadão, e espero, também aos ninhos.

Dra. Hanry, Dra. Maria Izabel, estamos aqui: 14°24'59.47"S / 39°3'24.61"W  eu, mutuns, surucucus, precisando muito de sua ajuda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário