Postagem em destaque
INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS
OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Luz no fim do túnel no Rio de Janeiro
"Li em algum lugar aqui no blog que a surucucu pode estar extinta no Rio de Janeiro mas vi em um site sobre a Reserva Biológica União uma fotos de um possível exemplar tiradas pelos fotógrafos: Marcos Felipe da Rocha Pinto e Carina Araújo da Silva, achei que vcs do Núcleo Serra Grande achariam interessante"
Leitor do blog, anônimo, localiza e compartilha a presença de Lachesis muta rhombeata de forma inequívoca no estado do Rio de Janeiro, na Reserva Biológica União, em Rocha Leão, Rio das Ostras. Confira:
http://www.terrabrasil.org.br/ecosistema/ecosist_levfotfauna.htm
Outra localidade em que depositamos esperanças em função de relato informal é o entorno de Cassimiro de Abreu, RJ. Qualquer informação adicional seria de grande valia.
Fica corrigida então, felizmente, a distribuição geográfica da surucucu da Mata Atlântica neste blog: do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte e Ceará (Baturité). Considerávamos a possibilidade da sua extinção naquele estado (RJ), como ocorreu em Minas Gerais (Zona da Mata/Noroeste mineiro). O Parque do Rio Doce (MG) é um natural território de Lachesis sem Lachesis, pelo que nos indica Feio e cols, da Universidade Federal de Viçosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu é que agradeço; Admiro muito o trabalho de vcs ai no núcleo serra grande. Abraço.
ResponderExcluirCom relação a cassimiro de abreu, não encontrei nenhuma fonte confirmando a presença de surucucus por la; mas tropecei em um trabalho de pesquisa do municio de macaé sobre a região do rio sana onde também foi confirmada a presença de surucucus por la. É so dar uma olhada, o projeto se chama Projeto de manejo da APA do Sana do Municipio de Macaé/RJ. Mas uma vez espero ter ajudado.
ResponderExcluirA foto e informação dadas sobre a ocorrência de L. muta na Reserva biológica União é uma fraude científica! Já foi divulgado no Herpetologia Brasileira, sendo confirmada por mim e pelo Dr. Aníbal R.G. Melgarejo. A foto foi feita no laquesário do Instituto Vital Brazil, em Niterói e amplamente divulgada como se fosse nesta unidade de conservação.
ResponderExcluirO autor da foto foi excluído e bloqueado no grupo do facebook - Herpetologia Brasileira e o caso divulgado na área.
muito obrigado pela informação
ResponderExcluirpoxa... que pena... seria otimo se tivéssemos uma confirmação verdadeira da presença da surucucu aqui no Rio.
ResponderExcluirEncontrei um livro excelente chamado Serpentes peçonhentas e acidentes ofidicos no Brasil por Paulo Sergio Bernarde onde consta a informação que entre 2008 e 2012 ocorreram 2 casos de envenenamento laquetico no RJ!! gostaria de saber mais sobre essa informação e se isso não seria prova da existencia da surucucu no estado, principalmente na area de Santa Maria Madalena?
ResponderExcluirps, analogamente eu consegui detectar acidentes laqueticos no maranhão, mas bicho que é bom, nada
Excluiro Paulo é autoridade, gostaria de mais detalhes sobre como o vetor do acidente foi classificado, não existem registros recentes de lachesis no RJ, o que achei ser verdadeiro foi fraude
ResponderExcluirEm Guaratiba RJ falaram da presença da cobra
ResponderExcluirEncontrei um artigo que mostra registro de acidente laquético; dessa vez em Trajano de morais Rj!!! O nome do artigo é: Acidentes por animais peçonhentos na região serrana, Rio de Janeiro, Brasil
ResponderExcluir