Tem gente que faz parte da minha vida sem que eu os conheça pessoalmente. Dr. Delio é um deles. Não sei se há alguem que entenda tanto quanto ele da clinica e tratamento de acidentes com animais peçonhentos em Minas Gerais. Mais que ele sei que não há.
Tenho especial gratidão por aqueles que se prestam a ajudar gente miúda, como eu, um outsider na academia, e não uso aqui de falsa modestia. Sou um 'pratico', como os 'cirurgiões barbeiros' da época de Ambroise Paré.
Pois bem, gente como eu se bate eventualmente em areas dificeis, como a neurotoxicidade em Lachesis, confira:
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/05/neurotoxicidade-em-lachesis.html.
Mesmo caso a tal 'dessensibilização pré soroterapia': inocua, ineficiente, e potencialmente prejudicial (iatrogenica). Minha opinião, clara, inequivoca, está aqui:
http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2011/03/nao-existe-eficacia-na-medicacao-pre.html
Outro tabú é o uso da heparina nos acidentes ofidicos. Foi nessa seara que experienciei pela primeira vez a consideração e a categoria tecnica de Dr. Delio, que me sentenciou, sem meias palavras: "só usamos heparina naqueles raros acidentes crotalicos em que o edema está fugindo de controle", rumo à má perfusão tecidual distal. Pode parecer pouco, mas para mim é muito. Só obtive silencio em outras mil consultas.
COMO NINGUEM, Dr. Delio sabe dos 'pingos nos is': cobras matam, mutilam, causam dôr, sofrimento, ao mesmo tempo em que curam com as propriedades de sua peçonha, e equilibram o ambiente natural.
Este é o mundo de Dr. Delio Campolina, no maior Pronto Socorro de Minas Gerais, meu orgulho pessoal, o João XXIII. Do alto de quem coordena a Toxinologia nesta instituição, enviou-me recentemente a seguinte recomendação:
"Oi Rodrigo,
Parabéns pelo trabalho e pela dedicação.
Peço-lhe apenas uma coisa.... cuidado com as
serpentes; não se arrisque muito, pois é normal
do ser humano pensar que os bichinhos nos conhecendo
não oferecem muito perigo. Um bom número de acidentes
são de pessoas habituadas a lidar com
o perigo; com o tempo ficam a cada dia um pouco mais sem medo,
podendo se distrair...
Legal o blog e o site..
Um abraço
Délio"
CORRETÌSSIMO, reconheço que tenho baixado a guarda. Agradeço pela lembrança carinhosa desse comportamento temerário, ainda mais com surucucú.
Espero sinceramente não ter que recorrer aos seus préstimos de Colega. MAS ANTECIPO AQUI MINHA VONTADE TESTAMENTAL : se surucucu me pegar, quero SUS, quero João XXIII, quero Dr. Délio conduzindo o tratamento.
E CONFIRA TAMBEM, LOXOSCELISMO FATAL NO JOÃO XXIII:
http://www.lachesisbrasil.com.br/download/Learning%20to%20ask%20questions.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário