Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sobre Mutantes




Manfredo do Carmo, 'doce príncipe alagoano' e mestre do IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, explicava que existiam sim aqueles alunos brilhantes, 'fora da curva', precocemente completos, mas que nessa 'nata da nata', muito raramente, também surgiam indivíduos que 'pensavam aos saltos' e sempre na fronteira do novo, 'os Mutantes', segundo o professor.




Rio de Janeiro hoje, numa feira dessas de rua, comercio de bichos à luz do sol e sob a mais descarada omissão da Policia Militar e Ibama. Há conluios insuspeitos nessa afronta à legislação, trata-se de um comercio que só movimenta menos dinheiro que os tráficos de drogas e de armas. Ao peitar este esquema de 1995 a 1999, nosso Mutante sofreu atentados e ameaças de morte, mas viveu para contar.

Contar por exemplo, sem meias palavras, que Marina Silva não era confiável e que iria trair, e isso quando ela tinha 52% das intenções de voto para presidente (2014). Oposto diametral do oportunismo, do alinhamento, da busca pela 'boquinha' na teta do Estado, essa norma nacional. 

Na longa carreira de jornalista, nenhum processo, a verdade como escudo. Mutante pelo destemor, pela integridade, pela autonomia.






De co-fundador do Partido Verde (Rio, 1986), aos 18 anos, à cobertura da Rio Eco 92, mesclou comunicação e politica pela causa ambiental e foi além, promovendo uma costura estratégica entre a Policia Federal, Ibama e sua ONG Mata Viva (1995), que deu vida em 1999 à Rede Nacional de Combate ao Trafico de Animais Silvestres.

Como João do Santo Cristo o Mutante não tinha medo e também foi para Brasilia (2000), de onde com um pouco mais de segurança pessoal, acirrou o bom combate e fez Historia.

Por um conjunto de ações em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, entre 2000 e 2003, recebe das mãos de Secretario Geral da ONU, Kofi Annan, o Premio Unep - Sasakawa, a mais importante condecoração ambiental do planeta, e após este reconhecimento internacional, recebe também a Medalha do Congresso Nacional, o Premio Verde das Américas e o Premio Visionaris da UBS.






Nosso Mutante é reconhecido internacionalmente como 'Empreendedor Social Notável' pelas três maiores organizações de empreendedorismo social do mundo: Ashoka, Fundación Avina e Schwab Foundation.

Suas estratégias também inspiraram um Case Study da Universidade de Harvard (2006): http://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/itgg.2006.1.2.25

Também em 2006, foi eleito como um dos 54 heróis ambientais do planeta pela revista COURRIER INTERNATIONAL.

Em 2007, foi eleito pelo jornal LE MONDE como um dos 100 mais importantes ambientalistas do mundo.

Em 2008 a revista NEWSWEEK o elegeu um dos 100 mais importantes 'Empreendedores Sociais do Planeta'.

Em 2009, foi eleito pela revista japonesa SOKOTOKO a 24ª pessoa mais influente do mundo na área ambiental, ficando à frente do presidente Barack Obama, 25º colocado. Nesse mesmo ano, foi convidado pelo presidente do FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, Klaus Schwab, para ser membro do Conselho Global contra o Comércio Ilegal Mundial, mantido pelo G20 e a ONU.






Dener Giovanini (ao fundo na foto abaixo) esteve no Núcleo Serra Grande a uns bons anos atrás, quando eu estava no olho do furacão, acusações de trafico e muitos outros etc desabonadores. Trabalhou a região, entrevistou gente aqui e ali, olhou no meu olho, e num insight pioneiro entendeu e acreditou naquele movimento único e espontâneo pelas ultimas surucucus da Mata Atlântica. 





In the fear and alarm
You did not desert me
My brother in arms *






*Dire Straits, 'Brothers in arms' ... 'nos momentos de medo você não me abandonou, companheiro de batalha'


Confira também outra frente de ação do Mutante:








Um comentário:

  1. Bela e justa homenagem .
    As causas que valem a pena lutar têm sempre grandes personagens envolvidos

    ResponderExcluir