Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Athayde, Diego e a Floresta de Chocolate na Bahia: sobre a ultima chance, das ultimas surucucus da Mata Atlântica


Para quem não sabe, o cacau cultivado de forma orgânica produz o melhor chocolate, sendo que o cultivo orgânico é basicamente manter o cacaueiro em ambiente de alta biodiversidade, a Mata Atlântica preservada, território natural de Lachesis.


A surucucu está acabando por falta de habitat, veja fotos de satélite da região Ilhéus-Itabuna - http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2012/07/vanzolini-revisitado.html - e o boom do chocolate orgânico exige preservação de biodiversidade em níveis máximos. Atente aqui que não nos referimos ao chocolate tradicional, mas ao chamado chocolate gourmet, feito à partir dos grãos e com certificação ambiental, algo novo no Brasil (2010). O rato paca (foto) - abundante na Mata Atlântica preservada, aquela do cacau orgânico, que não usa 'defensivos agrícolas' - é um animal que se reproduz muito e que adora a amêndoa do cacau. Se não controlado, inviabiliza o negocio. A surucucu, maior cobra venenosa das Américas e segunda do mundo, só chega a esse porte comendo muito rato, e é o principal agente deste controle populacional de roedores no cacaual. Assim, pode-se dizer que preservação de Lachesis é também investimento, e neste contexto, o da preservação de habitat como necessidade básica para a produção de chocolates de excepcional qualidade, reside para mim sua ultima chance antes da extinção na natureza. 

Que eu saiba, foi Dener Giovanini do RENCTAS quem primeiro atribuiu às surucucus  o status de "Guardiãs do Chocolate" http://www.youtube.com/watch?v=YTitbs5Gw4Y&feature=plcp

Desde sempre gente como Eduardo Athayde apontava para o caminho da conservação através dos negócios. Confira:

Date: Sat, 19 Nov 2011 09:02:50 -0200
Subject: Associação Comercial da Bahia - ACB firma convênio com a Califórnia para promover a BTS e o Chocolate da Bahia
From: rotarybts@gmail.com
To: RotaryBTS@googlegroups.com

Associação Comercial da Bahia - ACB firma convênio com a Califórnia

Em concorrido evento na Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, o presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos de Meirelles Fonseca e Sean Randolph, presidente Instituto de Desenvolvimento Econômico da Califórnia, firmaram convênio de cooperação entre as duas instituições.

Para o presidente da ACB “esta é mais uma iniciativa da Associação, preocupada com o desenvolvimento sustentável e apoiadora de projetos que consolidem a região da Baía de Todos os Santos no cenário turístico mundial”. Sean Randolph, que também é presidente da Agência de Desenvolvimento da Baía de São Francisco, veio à Bahia a convite da ACB, do Governo do Estado e do Rotary Baia de Todos os Santos, para estreitar os laços entre os estados e preparar a visita de investidores californianos à Bahia.

Uma das áreas em foco é a Baía de Todos os Santos - BTS, que, a partir do acordo firmado, receberá a apoio da Agência da Baía de São Francisco para a criação da Agência de Gestão da BTS. "Empresários californianos têm interesse em investir no desenvolvimento turístico da área, desde que encontrem as mesmas regras de preservação que têm em São Francisco, e garantem o desenvolvimento econômico local", afirmou o advogado Geoffrey Gibbs, membro da comitiva californiana que visitou a Bahia.

Floresta de Chocolate

A outra área de interesse dos californianos para desenvolvimento turístico é a região cacaueira da Mata Atlântica - batizada no relatório do WWI-Worldwatch Institute como Floresta de Chocolate da Bahia - único lugar do mundo onde o cacau é produzido em alta biodiversidade. Interessados na BTS, nas energias eólica e solar, no chocolate, na biodiversidade, no turismo e no acolhimento do povo da Bahia, organizam visita de investidores no início de 2012.

Os californianos viram o documentário “Saga do Cacau”, exibido pela Rede Globo Bahia e produzido com apoio do WWI-Worldwatch Institute, filmado em países europeus, mostrando chocolateiros italianos e suíços importando cacau da Bahia e produzindo chocolate de alta qualidade. Se é possível fazer chocolate de alta qualidade na Europa com o cacau da Bahia, é possível fazer o mesmo nas biodiversas “Fazendas de Chocolate” daqui, se forem preparadas para receber bem os turistas com banhos, cremes e produção personalizada de chocolate. Este é um exemplo de "Economia Verde", foco da Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável da ONU [Rio+20] que trará presidentes de corporações, investidores e a mídia internacional para o Brasil em junho de 2012.

O diretor da ACB, Eduardo Athayde, que recepcionou os californianos, mostrou que o Chocolate da Bahia, produzido no ambiente biodiverso da Mata Atlântica, batizado de Floresta de Chocolate, já está sendo degustado na Califórnia. Amêndoas secas de cacau fino da Mata Atlântica, com terroir (sabor característico do local da roça que está plantado) especificado, saídas das barcaças vão direto para este seleto grupo formador de opinião no formato de “chocolate-nibs” ou “cocoa-granola” ao preço de 20,62 dólares por 12 onças (34 gramas). 97% do conteúdo dessas embalagens que exibem mensagens sobre o poder nutritivo do cacau, são amêndoa de cacau in natura. Cada quilo de amêndoa de cacau in natura é vendido lá a 60 dólares, o que dá à saca de cacau fino o valor de 3.600 dólares, cerca de 6.400 reais.

Exemplo de cultivo orgânico, ilustrando a busca pela excelência na produção do chocolate, é a parceria AMMA/DAGOBA, do Diego Badaró.

Conheci o sujeito a alguns anos, no Villas de São José do amigo comum, Clebinho. Fala mansa, foco, know-how, me chamaram a atenção. Fora o fato de ter passado dias com uma surucucu no carro, à minha procura. O bicho estava em sua linha de produção, não poderia ser abatido, nem permanecer onde estava. Somos poetas práticos, e esse é sem duvida o caminho:

http://www.youtube.com/watch?v=KNI4ZlLSc5g&feature=related


LEIA TAMBÉM: http://lachesisbrasil.blogspot.com.br/2012/08/nana-lachesis-e-o-chocolate.html

2 comentários:

  1. Estamos no caminho , venceremos !!

    Abraços aos amigos guardiões

    Diego

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    o seu trabalho é extraordinário e merece de nós cooperação.

    CONTE CONOSCO DO FLORESTA VIVA !

    abs

    Rui Rocha

    ResponderExcluir