Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

domingo, 8 de julho de 2012

Dores do parto


Leitor indaga sobre possibilidade de problemas durante postura de ovos, e minha resposta é sim, pode ocorrer de tudo nesta etapa critica - como em todo parto - inclusive morte da fêmea. Em hipótese alguma o animal deve ser manipulado quando em postura, a não ser para medidas drásticas como cesáreas ou esvaziamento do conteúdo de um ovo especifico, como nos casos abaixo, do NSG.







No mundo ideal, casos como este são tratados com radiologia e exames de sangue, à priori. Só enfrentei este problema em período de postura, mas massas podem surgir do nada, em constipações e canceres por exemplo. Se é período pre postural, o sinal amarelo se acende quando vemos uma fêmea inquieta, em movimentação excessiva como que massageando a área da obstrução contra acidentes do relevo do viveiro. Imersão em banho morno da área afetada, acompanhada de gentil tentativa de alinhamento do ovo 'encroado' (essa manobra chama-se 'versão externa'), pode provocar imediata resolução do problema. Em um dos nossos casos, KY gel introduzido sob pressão na cloaca, via sonda uretral humana conectada a seringa de 20 cc, resolveu o problema com rapida eliminação de ovo atrésico e deformado. Em outra oportunidade, com gelco 18 em seringa de 60 cc aspiramos conteúdo de outro ovo atrésico, e a postura seguiu sem intercorrências.

Mas pode ser pior. Nas radiografias abaixo (cortesia Guilherme Galassi), um agrupamento de ovos atrésicos compactou-se numa Bothrops jararacussu, aderindo-se a estruturas adjacentes (coluna inclusive), levando a obstrução intestinal sem possibilidade de correção cirúrgica, e óbito do animal.





Há um excelente livro que ensina como lidar com estes sérios problemas: "Ball phyton book" de Dave and Tracy Baker, disponível on line. É um livro sobre pitons, mas o approach a problemas como este é universal.


3 comentários:

  1. E agora tem o ultra-som q pode ser usado num smartphone , já viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, já andei dando uma olhada, sabendo ler imagem é super ferramenta

      Excluir
  2. Muito bom a informação sobre a atresia, uma situação desconfortável para o animal

    ResponderExcluir