Postagem em destaque

INDICE AO BLOG NSG E À BIBLIOTECA VIRTUAL LACHESISBRASIL BASEADO EM BUSCAS ESPECÍFICAS

OBSERVE POR FAVOR QUE A MAIORIA DOS LINKS SÃO AUTO EXPLICATIVOS, E CONTÉM INDICAÇÃO DE CONTEÚDO ANTES MESMO DE SUA ABERTURA: 1) SOBRE ...

sábado, 7 de julho de 2012

Surucucu, cachaça e maconha



No post anterior falo de uma exigência de Dr. Alfredo Palau, Ibama / RAN quando da vistoria de 2005: um gigantesco muro cercando a área das cobras no Núcleo Serra Grande, com o objetivo de 1) servir como barreira para fugas de Lachesis, para 2) evitar tentativas de entrada de predadores no biotério, para 3) evitar fuga de ratos de laboratório para a Mata Atlântica, para 4) proteger as cobras contra fogo vindo do vizinho, e 5) para impedir vandalismo.

Recebi uma mensagem na qual se fala de "arbitrariedade" nesta exigência milionária, e se ela não seria uma maneira indireta de me forçar a desistir. Sinceramente não pensei em questionar Dr. Alfredo Palau, entendi sua preocupação e procurei - com sucesso - mobilizar forças para fazer acontecer.

Mas confesso que pensei na hora: "vandalismo ? esse povo é apavorado com surucucu, quem poderia se meter com elas aqui dentro do NSG ? "

Mas não deu outra. 2006, obras em curso, muro não concluído. Num domingo, cinco homens resolvem fazer uma festinha entre os viveiros. Muita cachaça, maconha e covardia. Achavam que não havia vigilância, que não havia gente olhando naqueles confins de mata.

O olheiro sentiu medo e não interviu. Disse que os sujeitos estavam 'brabos', e assim observou de longe a ação.

Na segunda feira, encontrei um grande macho já agonizando com quatro perfurações pelo corpo, e recebi o relato detalhado da festinha. Ao lado de um viveiro uma vara tipo taco de sinuca - veja-a na ultimas das fotos abaixo - feita para transfixar de longe, através da tela, um animal indefeso.

Com contatos e algum serviço de inteligencia, em 48 hs caçamos e prendemos os cinco.

Fotos não falam, mas as expressões destas pessoas, no momento em que lhes esfrego a cobra morta na cara, mostram como a chapa estava quente.

Um vizinho do NSG, senhor idoso, agricultor pobre, mais tarde diria: 'É doutor, a noticia correu por aqui, pararam até de roubar meus cocos...'











Um comentário:

  1. Estes infelizes deveriam ter como pena ficar trabalhando por 500 horas cada um ai pra você... Cambada...

    ResponderExcluir